Sociologia: conceito e definição

A Sociologia compreende a ciência social e humana, que estuda as relações entre os seres vivos pertencentes a certa comunidade ou a diferenciados grupos existentes dentro da sociedade em que vive. Tem como os seus principais objetos de estudo a interação entre os indivíduos, conflitos, formas internas e externas da sua estrutura, relações sociais, dentre outros.

Essa ciência surgiu no século XVIII e mesmo sendo fruto de pensamentos sócio-filosóficos do iluminismo e do idealismo alemão. O termo “Sociologia” foi consagrado completamente por Auguste Comte em 1838 em seu curso de filosofia positiva, onde ele tentava unificar todo e qualquer tipo de estudo relativo aos seres humanos. Após dadas as suas primeiras aulas, novos e importantes sociólogos surgiram, tal como Émile Durkheim, Karl Marx e Marx Weber.

Sociologia: conceito e definição

Esse estudo abrange várias áreas, sendo as principais delas a econômica, comunitária, financeira, política, jurídica, trabalhista, familiar e escolar. Suas pesquisas são voltadas para fenômenos que acontecem dentro das estrutura sociais.  Os sociólogos observam os padrões comuns e diferenciados para a criação de teorias dos fatos sociais existentes na sociedade.

A sociologia não estabelece normas em seus conceitos, apenas estuda o comportamento humano para relatar os fatos e as realidades existentes dentro da sociedade. Os seus métodos de estudos são obtidos de forma quantitativa (onde é realizada uma análise estatística) e qualitativa (onde existe uma descrição mais detalhada sobre dos comportamentos e situações).

Curiosidade

A Sociologia foi implantada nas escolas como uma disciplina, para que houvesse o estudo geral de sua estrutura com a sociedade na qual se insere, observando-a ainda enquanto organização e instituição social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.