SISU,Vagas, Seleção Unificada, Seleção e Lista de Espera

O Sistema de Seleção Unificada ( SISU) é fomentado pelo Ministério da Educação como mecanismo de concessão de vagas na rede pública de ensino superior para candidatos que utilizam a noto do Enem como único mecanismo de seleção. Todos aqueles que participarem do processo seletivo do Enem 2013 é não zerarem a redação poderão se inscrever no SISU.

Cadastro no SISU

O candidato ao efetuar seu cadastro no SISU deve optar por dois cursos, em ordem de preferência, dentre os ofertados pelas instituições participantes. O indivíduo também deve definir se deseja participar da ampla concorrência, se deseja ser abarcado dentro do regime de cotas ou demais políticas de inclusão. Enquanto a etapa de inscrições estiver aberta ( 07/01 a 11/01), o candidato verse-se-á livre para alterar  suas informações, apenas a última confirmação será tratada como oficial.

SISU
SISU facilita o ingresso dos candidatos do Enem no ensino superior

Passado o período de inscrição, o Sisu realiza uma triagem das notas do Enem e aqueles com o melhor desempenho entre os inscritos em cada curso serão os aprovados, é claro dentro do quadro de vagas disponível. Caso a nota do candidato tenha proficiência para suas duas opções, será considerada apenas a primeira.

Serão realizadas duas chamadas subsequentes, onde os aprovados devem se matricular dentro de um prazo predeterminado, afim de confirmar o desfrute de sua vaga. O selecionado em sua opção primeira deve ficar muito atento aos prazos de matricula (18/01 a 22/01), visto que não poderá concorrer a segunda chamada, é será eliminado caso extrapole as das previstas no calendário. Já aqueles que forem aprovados em sua segunda opção, ainda concorre as vagas de repescagem de sua escolha inicial.

Lista de espera SISU

Há ainda uma terceira forma de ocupar uma das cadeiras de uma IES através do SISU, encerrado as duas etapas de seleção anteriormente confabuladas, é gerada uma lista de espera ( 26/01 a 08/02), que pode ser acionada para preencher as vagas que por alguma contingência não foram ocupadas. Para se incluir dentro dessa lista os candidatos não aprovados nos processos regulares, devem manifestar seu anseio em concorrer no site do SISU, somente válido para a sua primeira opção de curso.

Universidades Federais, Centros federais,  institutos federais, ciência e tecnologia, participantes do Sisu concedem suas vagas para os alunos que cursaram o ensino médico no sistema público de ensino, conforme legisla a lei de cotas, podem também secionar parte de suas vagas para políticas próprias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.