Sistema leve para PC

Todos os PC’s necessitam de um sistema operacional (OS – Operating System) para desempenhar suas funções, sejam elas profissionais, domésticas ou pessoais. Essa particularidade da sua composição, se trata de um conjunto de programas informáticos que gerenciam e dão instruções para os seus componentes, periféricos e software’s.

Os modelos tecnológicos desenvolvidos dessa modalidade são muitos, mas nem todos possuem vantagens de instalação. Por esse motivo, é essencial que alguns pontos bases sejam analisados antes de realizar essa escolha, como:

Sistema leve para PC
Garota mexendo no notebook.
(Foto: Reprodução)

» Preço;
» Suporte;
» Grafismo;
» Compatibilidade;
» Rapidez;
» Tamanho;
» Versão;
» Intuitividade.

O peso que esses sistemas ocupam nos computadores é uma das principais observações feitas pelos clientes e até geram críticas, devido a quantidade de espaço que compreendem e o elevado consumo de memória que implicam ao aparelho, principalmente aos mais básicos, notebook’s e netbooks com CPU´s de menor qualidade.

Por essas e outras razões, a troca de OS vem sendo muito executada nos tempos atuais. Dentre as versões mais leves, podemos destacar:

Ubuntu

» Versão OS: Linux.

» Instalação: Pode ser instalado direto no PC ou rodado em modo live boot.

» Facilidades: É super prático de usar, já vem com Libre Office instalado, loja virtual, imagem de aproximadamente 700 MB e outros pacotes. Além disso, já vem com um auxiliar de instalação, o que deixa o processo mais rápido, utilizando menos memória.

Elementary OS

» Versão OS: Linux.

» Instalação: Pode ser instalado direto no PC ou rodado em modo live boot.

» Facilidades: É um sistema bastante leve, sendo completamente inspirado no Ubuntu. A única particularidade que se modifica entre ambos são suas imagens, que tem tamanho inferior à 700 MB.

Android

» Versão OS: Android.

» Instalação: Pode ser baixado direto no PC ou rodar nele em alguma mídia sem ter a necessidade de instalar.

» Facilidades: É super leve, suas imagens não chegam a ter nem 200 MB, o usuário conta com acesso ao Google Play Store e outros diversos aplicativos bastante atrativos.

Windows XP

» Versão OS: Microsoft.

» Instalação: Para baixar ou atualizar qualquer versão, é necessário comprar e pagar o pacote que deseja.

» Facilidades: Dentre os OS da Microsoft, o XP é o mais recomendado por ser o mais leve, tendo um instalador com menos de 700 MB (SP3).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.