Sintomas varizes nos testículos

As varizes nos testículos, também chamas de varicoceles, correspondem as dilatações das veias do órgão genital masculino, pois são estas veias que sustentam os testículos e decorre com mais frequência após a realização de exercícios físicos. Quando essa enfermidade ocorre, acontece certa dificuldade do retorno venoso, podendo provocar uma disfunção testicular, piorando a qualidade do sêmen, sendo uma das principais causas da infertilidade masculina.

Causas

A varicocele acontece devido ao impedimento da passagem do sangue provocado pelas válvulas de dentro das veias do cordão espermático. Quando isso ocorre, a área genital incha, provocando o alargamento das veias. Esse processo acontece de forma lenta e são mais comuns em homens entre 15 à 25 anos de idade. Através de algumas pesquisas, foi possível constatar que essa doença acontece na maioria das vezes no testículo esquerdo.

Sintomas

* Pode ser assintomática;

* Dor;

* Peso na região;

* Desconforto;

* Infertilidade;

* Inchaço;

* Nódulos indolores;

* Estética desfavorável do testículo.

Tratamento

Os tratamentos realizados para conter os sintomas dessa enfermidade são a utilização de suspensório escrotal durante as atividades físicas e alguns medicamentos.

Caso o médico comprove que a infertilidade masculina tem alguma ligação com a doença, a cirurgia é o procedimento mais indicado, onde ocorre a ligação das veias varicosas.

É muito importante que os homens fiquem atentos a todos os sintomas descritos acima e a qualquer anormalidade que surgir em seu corpo, pois quando mais rápido for a constatação da doença e o tratamento for realizado, mais chances de cura eles terão.

Varicocele
Primeiro testículo com a veia normal e o segundo com varicocele. (foto:reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.