Sintomas do toc transtorno obsessivo-compulsivo

O Transtorno Obsessivo-compulsivo ou TOC como é comumente conhecido, na verdade caracteriza uma combinação de obsessões e compulsões que impulsivamente acometem as atitudes de uma pessoa. A princípio, as obsessões são os pensamentos insistentes que muitas vezes são analisados como repulsivos, desagradáveis e um tanto quanto contrário à índole do indivíduo. Por causa da diferenciação de desordem de pensamento, o TOC pode ser classificado em duas vertentes:

Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico, no qual existem as obsessões e rituais frequentes, mas não chegam a interferir na vida do individuo;
Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito, as obsessões são muito mais persistentes e causam a compulsão como forma de alívio para a ansiedade.

Excesso de limpeza
Uma simples tarefa como lavar as mãos pode ser altamente comprometida pelo TOC.

Ainda não existe um estudo preciso que determine as causas para o surgimento do TOC, mas o mesmo é visto como um problema multifatorial, onde se nota a existência de alterações dentro da comunicação de determinadas zonas cerebrais que usam a serotonina, neurotransmissor que regula o humor e o bem-estar. Os distúrbios de ansiedade também pode ter raízes nos fatores psicológicos e histórico familiar.

As compulsões caracterizadas como sendo de TOC, são aqueles gestos, rituais ou ações que se repetem incontrolavelmente, e por mais que a pessoa tente evitá-las, acabam por se entregar. Uma vez que não conseguem mais analisar racionalmente o que está acontecendo consigo, por isso praticam exageros sem ao menos achar que é um absurdo. Numa tentativa de entender o ocorre, podem se sentir na condição de estar perdendo a lucidez e entrando no campo da loucura.

TOC
Existe tratamento para o TOC, mas é preciso iniciar o quanto antes.

No transtorno obsessivo-compulsivo, sempre haverá incidência desses dois sintomas – a a compulsão e a obsessão, embora um pode ter predominância de um sobre o outro. Pequenos a representativos sinais, podem apontar para o indício de um TOC, entre eles estão:  Medo de contaminar-se por germes, de se sujar, imaginar que tenha ferido ou magoado alguém, imaginar que se perde o controle, pensamentos urgentes, dúvidas morais e religiosas, pensamentos proibidos, lavar-se constantemente, repetição de gestos, verificar várias vezes a mesma coisa, como porta trancada e etc., tocar, contar, limpar e/ou ordenar objetos constantemente.

Esse problema pode surgir na vida de uma pessoa em duas diferentes épocas, o primeiro pico é na infância, muitas crianças podem apresentar o TOC nessa fase e nunca mais ter, em segunda estância está perto dos trinta anos de idade, período em que o transtorno pode afetar muito mais a vida do paciente. Embora seja um problema de grande incômodo, pode ser tratado se houver uma avaliação correta.

Atualmente, são utilizados antidepressivos tricíclicos entre outros medicamentos como forma de tratamento mais amplo e eficaz, capazes de inibir fortemente o ato de recaptar a serotonina. Também é feito uma combinação da farmacoterapia com as terapias cognitivo-comportamentais, estas última feitas individualmente, para manter o paciente mais adaptado as melhorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.