Sintomas de problemas cardíacos

Problemas cardíacos são extremamente graves, é preciso ficar sempre de olho e saber manter a calma. O desespero de ter algum sintoma ligado ao coração acaba fazendo com que as pessoas tenham medo que o estresse acumulado sobre essa tensão possa piorar o quadro clínico em que a pessoa se encontra. Existem diversos sintomas que podem se apresentar, em caso de problemas cardíacos  iremos citar aqui os mais conhecidos.

problemas
É recomendado manter a calma, mesmo diante de uma situação delicada como o ataque cardíaco. (foto:reprodução)

Ansiedade: no caso de um ataque cardíaco, a ansiedade e o medo podem tomar conta da vitima. O que acaba levando a pessoa  ao óbito antecipado.

Desconforto no peito: um caso comum, o desconforto no peito pode ser causa de muitas coisas, que acontece momentos antes de  um ataque.

Tosse persistente: acontece quando o coração não está funcionando corretamente, o acumulo de liquido nos pulmões causa a tosse constante.

Tontura: tontura e desmaios podem ocorrer durante um ataque cardíaco, uma arritmia cardíaca ou nos casos mais comuns com uma hipotensão ( pressão baixa).

Fadiga: se sentir muito cansado durante um exercício simples, por exemplo, pode ser o sintoma de que há algum problema cardíaco.

Náusea e falta de apetite: como é um sintoma comum que muitas vezes passa por despercebido, pode indicar princípios de ataque cardíaco. Deve-se notar principalmente inchaço abdominais.

Dores no corpo: em muitos casos de ataque cardíaco, uma dor que começa no peito acaba se estendendo para outras regiões do corpo, mais comum nos braços, pernas e abdômen.

Falta de ar: também acontece frequentemente durante um ataque cardíaco, é importante saber manter a calma nessa situação.

Pulsação rápida e desregulada: esse é o melhor sintoma indicador de um ataque cardíaco. Quando acompanhado de falta de ar, tontura, arritmia e insuficiência, são um casos clássicos de ataque cardíaco.

Suor frio: pode indicar uma arritmia, um infarto, hipotensão e hipertensão.

Inchaço: como já foi dito, é comum na região do abdômen, pode ocorrer em outras regiões como o peito.

Fraqueza: muito comum durante um ataque cardíaco, geralmente antecede todos os casos, como hipotensão e insuficiência.

Muitas vezes, problemas cardíacos já vem desde o nascimento ligado aos fatores históricos familiares. Nestes casos o acompanhamento deve ser constante, exames frequentes é a melhor maneira de prevenir futuros problemas cardíacos. O recomendado é que que faça uma checagem a cada seis meses. mas não apenas o coração, é um check-up geral. Antes de começar a praticar algum esporte que exija muito esforço físico, é necessário a realização de exames. Em caso de dúvidas consulte o seu médico.

Como proceder em um ataque

O primeiro passo em um ataque cardíaco, é manter a calma. A maioria das pessoas acabam morrendo de complicações cardíacas por não saberem como lhe dar com a situação. Manter a calma é essencial pois o seu ritmo cardíaco deve se manter estável. Se tiver alguém por perto peça para ligar para emergência ou se não tiver, com calma ligue e diga a sua localização. Tente manter a calma mesmo sobre a pressão da dor, caso a ambulância esteja demorando não espere. Se alguém habilitado estiver por perto vá o mais rápido para um hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.