Sintomas de infarto feminino

O infarto é um ataque cardíaco que acontece devido a morte de um tecido de uma parte do músculo ocasionada pela ausência da irrigação sanguínea, deixando então a parte do organismo enferma, com isso, certas partes do corpo deixam de receber nutrientes, diminuindo ainda a oxigenação do coração.

A maioria das vezes, o infarto – ou infarto do miocárdio – é causado pela coagulação sanguínea, que bloqueia as artérias coronárias que são responsáveis por levar o sangue e o oxigênio para o coração. Quando esse entupimento acontece, as células cardíacas morrem e o oxigênio não consegue chegar até o coração.

Essas placas que travam esse processo de bombeamento sanguíneos são na maioria das vezes ocasionadas pelo colesterol alto e pelo aumento demasiado de produção de células.

Principais causas do infarto

* Estresse;

* Aumento demasiado do colesterol;

* Diabetes;

* Descontrole emocional;

Infarto feminino

* Hipertensão arterial mal controlada;

* Excesso de exercícios físicos;

* Dor intensa e demasiada;

* Frio intenso;

* Uso de drogas ilícitas.

Na maioria dos casos de infarto do miocárdio, os homens são os mais afetados.

Calcula-se que apenas 30% das mulheres podem chegar a ter um infarto durante toda a sua vida e normalmente isso acontece apenas após a menopausa – mas pode ocorrer em todas as idades – onde o organismo feminino fica mais vulnerável.

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a idade e o sexo da pessoa.

Sintomas de infarto na mulher

* Forte indigestão;

* Dificuldade em respirar;

* Dor no queino, nas costas ou colo uterino – como se o organismo mostrasse que existe algum excesso de peso.

Quando o infarto atinge uma mulher, ele pode se manifestar até mesmo quando ela está em repouso e atinge com mais frequência as que fumam e que são muito estressadas.

Sintomas de infarto jovens

* Dor forte no peito que irradia nos braços;

* Formigamento no braço, na mão ou na garganta;

* Falta de ar.

Antes de qualquer sintoma mais sério, é fácil constatar algumas particularidades prévias de um infarto, tais como enjoos, mal estar, tonturas, palidez, falta de ar, suor frio, tosse seca, respiração barulhenta, rápida ou curta e sensações de indigestão.

Como evitar?

A melhor forma de evitar o infarto do miocárdio é prevenir os seus fatores de risco, tais como a obesidade, a hipertensão, o fumo, a diabetes, a vida sedentária, o estresse e o aumento do colesterol. Ter uma vida saudável é a melhor maneira de prevenir esse problema de saúde.

Quando qualquer um desses sintomas for aparente e visível em você ou em qualquer pessoa que esteja por perto, procure atendimento/socorro imediatamente. Quando mais rápido for realizado esse procedimento, mais chances o paciente terá de não adquirir sequelas ou de chegar a óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.