Sintomas de epilepsia em idosos

A epilepsia é dita como uma alteração temporária do funcionamento do cérebro. Normalmente, ela se expressa por crises epiléticas frequentes que acontecem de uma maneira repentina em indivíduos de todas as idades.

Causas

Essa doença costuma estar vinculada a lesões no cérebro, sendo elas causadas por pancadas, uso demasiado de drogas lícitas e ilícitas, neurocisticercose, infecções, problemas durante o parto, entre outros.

Os ataques epiléticos são ainda mais frequentes em pessoas idosas, pois costumam estar relacionadas a tumores, doenças cérebro-vasculares e neurodegenerativas. Essas crises costumam proporcionar limitações locomotivas para esses indivíduos, fazendo com que adquiram várias outras enfermidades a curto, médio e longo prazo, tal como a depressão.

Sintomas comuns em idosos

  • » Tremores;
  • » Palidez;
  • » Ferimento em língua;
  • » Perda da consciência;
  • » Cianose;
  • » Movimentos involuntários anormais;
  • » Incontinência urinária;
  • » Rotação acentuada da cabeça para um dos lados do corpo;
  • » Dentes firmemente cerrados;
  • » Fadiga demasiada.

Crises

Os ataques epiléticos podem se manifestar de várias formas, veja algumas delas abaixo:

Epilepsia: causas, sintomas, tratamento.
Crise epilética.
(Foto: Reprodução)

» Convulsiva (ataque epilético): quando o indivíduo cai no chão, morde a língua, apresenta contrações musculares, respiração ofegante, salivação intensa, entre outros sintomas.

» Crise parcial complexa: quando o indivíduo não possui nenhum tipo de controle sobre os seus movimentos ou atos. Costuma mastigar, andar sem direção e falar assuntos sem nexo. Normalmente nesses casos as pessoas não se lembram de nada depois do crise.

» Desligamentos: quando o indivíduo mantém seu olhar fixo em alguém ou em alguma coisa. Esse caso é um dos menos perceptíveis.

» Crises variadas: nesses casos, os indivíduos costumam apresentar diversificados sintomas, tal como quedas repentinas sem nenhum tipo de movimento, alterações transitórias da memória, percepções de sentidos inconstantes e estranhas, entre outros.

Tratamento

Devido os pacientes idosos possuírem o sistema imunológico mais frágeis, devem realizar o tratamento de uma maneira mais específica, onde o acompanhamento médico contínuo se torna completamente necessário, assim como a conscientização da família em relação a doença e as crises que o indivíduo irá manifestar.

Modificação do estilo de vida, uso de medicamentos e processos cirúrgicos são os meios ministrados pelos médicos para o tratamento dos pacientes epiléticos. Nos casos mais graves, os indivíduos terão que consumir os remédios anticonvulsivos até o fim da sua vida.

Mais informações

É essencial que toda a família do paciente idoso converse com o médico que está realizando o seu tratamento. Assim irão saber como proceder com o indivíduo quando as crises se manifestarem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.