Sintomas da anemia na gravidez

A anemia acontece quando a quantidade de ferro no sangue se encontra em quantidade miníma ou quando a quantidade de hemácias ou glóbulos vermelhos está muito baixo. Isso pode causar fraqueza, cansaço, dores de cabeça, dores nas pernas e nos braços, tontura, falta de apetite e concentração. Em alguns casos até queda de cabelo. No caso da uma anemia durante a gestação há um grande risco na saúde do bebê já que a mãe não produz tantas hemácias para transportar nutrientes ao feto.

anemia durante a gravidez
A anemia é grave tanto para a mãe quanto para o bebê (foto: reprodução)

Causas

Muitas fatores podem causar a anemia, muitas mães podem estar com anemia antes mesmo de estarem grávidas, isso é um fator de risco para o bebê. Na maioria dos casos a anemia é causada por má alimentação, entretanto existem quatro tipos de anemia e cada uma requer um tratamento diferente acompanhado de uma tratamento nutricional.

Exames

Para identificar a anemia ou qualquer outro problema o médico sempre pede os exames do pré natal. São verificados os níveis de ferro e caso estejam baixos é possível que o médico passe uma suplementação para ajudar a mãe corre muitos riscos, principalmente na hora do parto pois a mulher perde muito sangue.

Tratamento

Como já foi dito anteriormente, o tratamento pode ser feito por suplementação dependendo do tipo de anemia, entretanto algumas vezes a causa da anemia pode ser uma doença. Nesse caso é preciso identifica-la e trata-la. A nutrição será um ponto importante no tratamento. A dieta da futura mãe vai ser determinante para manter a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.