Sentar perto televisão estraga as vistas

Quem nunca ouviu a afirmação de que ficar muito próximo a tela da televisão causa problemas na visão? Esse é uma informação muito disseminada dentro do imaginário popular, mas será que realmente procede? A resposta para esses mitos oftalmológicos tentaremos encontrar a seguir.

Mito ou verdade ?

Nenhum estudo científico comprova que que ficar muito perto da TV prejudicam a visão. Na verdade oftalmologista afirmam que isso é um mito, na verdade a há uma acomodação dos olhos que dá a sensação de cansaço ocular, mas esse efeito é passageiro e não reflete negativamente na saúde visual.

tv's
Muito perto da tela da TV pode gerar um incomodo momentâneo na visão mas nenhum tipo de problema permanente.

Não se sabe ao certo de onde advêm esse mito de que assistir próximo a televisão pode acometer em perda de visão, acredita-se que uma de suas raízes está no processo de diminuição natural da s capacidades visuais decorrente da idade, que erroneamente foi associado os televisores. Os aparelhos   arcaicos  emitiam autos índices de radiação que realmente era  prejudicial a vista, entretanto esse problema foi corrigido e atualmente as TV’s são totalmente seguras nesse âmbito.

As crianças são as que mais recebem broncas dos país para se afastarem da tela do televisor, isso acontece porque isso permite que eles apreciem as imagem ampliadas. Mesmo assim é recomendável se manter a uma distância de pelo 2 metros em relação ao televisor e sempre a assistir em ambientes iluminados, isso não previne doenças mas evita que você sinta desconforto ao assistir.

Podemos concluir então que provavelmente forçar as vistas não seja o motivador de um problema de visão, no entanto pode ser uma consequência, ou seja, o esforço excessivo para enxergar pode ser um prenúncio de algum problema na refração dos olhos. Assim é bom se atentar e realizar um exame clínico para conferir a saúde visiva. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.