Segunda estrela mais próxima da terra

Alpha Centauri

A segunda estrela mais próxima da Terra e do Sol pertence ao sistema triplo Alpha Centauri e por ser a “mais próxima” recebeu o nome de Proxima Centauri. É uma estrela que só pode ser vista através de telescópio e é muito difícil de ser encontrada pelas suas coordenadas.

1915

A estrela Próxima Centauri foi descoberta em 1915 por Robert Innes e até hoje é muito observada para que possa ser ainda mais estudada.

Proxima 1

A Proxima Centauri também é chamada por:

* Próxima Centauro;

* Próxima;

α Centauri C;

* V645 Centauri;

* GJ 551;

* HIP 70890.

Sua aparência é magnífica, recebe um tom bem avermelhado em consequência a sua temperatura que fica por volta dos 2670 K, que chega a ser aproximadamente 2396,85 ºC.

Centauro foi colocado em seu nome pois a constelação do Centauro é bem perto da Próxima. Para ser observada o telescópio tem que ter pelo menos 8cm³, pois ela é muito pequena.

Mesmo sendo pequena, ela possui uma atividade estrelar muito ativa, além de sua superfície ser bastante agitada. Sua massa chega a cerca de 10% da massa solar.

Curiosidades

* A Próxima só pode ser vista, mesmo que com telescópio, apenas no Hemisfério sul;

* Por ser a segunda estrela mais próxima, a Proxima Centauri  começou a ter seu nome citado em várias músicas de bandas internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.