Saudade pode deixar a pessoa doente?

Doente de saudade

Saudades é o que sentimos sempre que há a ausência da pessoa amada (ou das pessoas amadas). Quando tendemos a nos afastar de quem realmente é importante pra nós, a saudade vem nos dizer o quanto essa faz falta e o quanto desejamos estar novamente com ela. A saudade é tema de música e ambienta milhares de poesias.

Há pessoas que realmente adoecem de saudade, isso porque a tristeza toma conta. Essa faz com que ela tenha até mesmo distúrbios, chegando a agredir o físico. Em alguns casos, causa depressão e uma vez depressivo, pode chegar a níveis extremos como o suicídio.

Ficar doente de saudades é possível
Doente de saudades (Foto: Reprodução)

Há quem sinta saudade no sentido literal, quando usamos o termo “morrendo de saudades”. O corpo realmente deixou de funcionar como deveria, devido a grande quantidade de saudades estabelecida no peito. É importante ter conhecimento do mal que isso pode lhe fazer.

Não se trata especialmente de uma doença e não é possível que haja tratamento, contudo você poderá tomar posições que lhe farão com certeza melhorar. Para não ter mais saudades, você precisa esquecer. Essa é a tarefa mais difícil nesses casos, é indicado que se distraia com outros programas.

O que fazer?

Sair com os amigos, conhecer novas pessoas, estar defronte a mudanças positivas é realmente algo que lhe fará total diferença. Mesmo que não tenha necessidade, nem vontade de tal coisa, um esforço pode trazer bons resultados e ainda lhe tirar da terrível “fossa”.

Quanto as demais saudades como no caso de morte, o indicado é que você faça terapia e tente aceitar a condição de não mais conviver com a pessoa. Não desista da vida, esse é o pior hábito e possivelmente te levará a morte sem pestanejar, é muito importante reagir nesses casos.

Há casos de pessoas que estiveram em condições de febre alta, falta de apetite, tristeza profunda e intensas alterações emocionais, prejudiciais a sua saúde. Quando os sintomas físicos de saudade surgirem, não hesite em procurar um médico e controlar seu temperamento de alguma maneira. Cuidado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.