Rotavirus: Sintomas, Vomitos, Disenteria, dor de cabeça e tratamento

Crianças pequenas de – de até 5 anos de idade – são geralmente mais fracas e propícias a adquirir doenças, principalmente virais. Como as crianças estão todo tempo em contato com outras pessoas, brinquedos, objetos pelo chão e põe na boca uma infinidade de coisas, é um pouco difícil impedir que isso aconteça.

O contato da criança com diversos elementos potencialmente contaminados pode sim desencadear algum tipo de efeito nocivo a saúde ou até alguma enfermidade que debilite o pequeno. Por isso, todo o cuidado é pouco dentro e fora de casa.

Rotavírus
Rotavírus

Rotavírus – Como se Pega?

O famoso vírus em formato que lembra uma roda, o Rotavírus costumar ser eliminado através das fezes e outras secreções dos indivíduos contaminados, podendo ser levado de um lado para outro em pequenas quantidades que se espalham nos objetos, chão, alimentos e por vezes até pelo ar.

Dessa forma, o contágio da doença se torna muito fácil em ambientes propícios como maternidades, salas de aula na pré escola, creches, brinquedotecas, parques com brinquedos infantis, entre outros.

Apesar de atingir quase predominantemente crianças, o rotavírus também pode infectar adultos que sofrerão com os mesmos sintomas. Na maioria das vezes, são pessoas que estão em contato por muito tempo com mutas crianças todos os dias.

Sintomas

Os sintomas as ação do rotavírus são bem característicos e provocam primeiramente um mal estar geral no indivíduo. A diarreia líquida é bem frequente, dores abdominais, náuseas, vômitos e febre são os demais sintomas desse quadro.

Esses sintomas só tem a piorar quando não tratados corretamente, levando o indivíduo a desidratação e um possível óbito se continuar sem tratamento. A cada infecção, o corpo humano adquire um nível de imunidade fazendo com que as próximas não sejam tão nocivas quanto a primeira.

Tratamento

Não existe uma maneira específica de combater o rotavírus. Em linhas gerais, o próprio corpo tem de lidar com ele e controlar a infecção. O tratamento que é feito serve para evitar a desidratação do paciente.

Evitando a desidratação, o corpo consegue trabalhar melhor e combater o vírus com mais eficiência. Para isso, recomenda-se a ingestão de soro caseiro oral. quando o quadro de desidratação é muito grave, geralmente aplica-se soro diretamente na veia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.