Riscos da intoxicação alimentar

A alimentação é uma articulação importantíssima para a vida dos seres humanos, viabiliza os níveis necessários de nutrientes para a ativação de múltiplos mecanismos, como o fortalecimento da imunidade, crescimento, desenvolvimento e manutenção da estrutura corporal.

Quem dinamiza suas refeições regularmente, sem jejuar, em pouca ou média quantidade, de forma fracionada, com produtos naturais, bem higienizados e preparados de maneira saudável, certamente terá mais longevidade, disposição e menores riscos de adquirir doenças.

Os indivíduos que não se importam muito com os tópicos mencionados acima estão expostos a sérios riscos, principalmente com relação a limpeza e preparo dos condimentos, quando ambos são efetuados inadequadamente podem causar graves disfunções como a intoxicação alimentar.

Riscos da intoxicação alimentar
Pimentão sendo lavado.
(Foto: Reprodução)

Especialistas classificam esse transtorno como uma gastroenterocolite aguda, ou seja, distúrbio provocado pelo consumo de alimentos que contém parasitas – organismos prejudiciais ao organismo como bactérias, vírus e fungos -, por ingerir comida crua ou mal passada, colocar a mão suja ou objetos na boca, ficar beliscando mercadorias estragadas ou que ficaram muito tempo guardadas, etc.

Os motivos que podem promover a intoxicação são muitos, por isso é essencial ter bastante atenção ao fazer compras, cozinhar, guardar, refrigerar e descongelar as mercadorias. Veja a seguir os sintomas apresentados pelos detentores desse transtorno:

» Náusea
» Vômitos
» Cólicas
» Febre
» Fraqueza
» Diarreia
» Dor abdominal
» Dormência
» Confusão
» Formigamento nas mãos, pés e na face

A exibição desses e outros sinais duram aproximadamente 10 dias, podendo se estender por período maior caso o enfermo seja criança, idoso ou gestante. Dentre os seus riscos, a desidratação, as infecções, a anemia e a insuficiência real são os danos mais frequentes.

Ajuda médica

Assim que os desconfortos começarem a se manifestar o auxílio médico deverá ser procurado, para que um diagnóstico preciso do quadro seja articulado através de análises clínicas, exames de fezes, de sangue e outros testes.

Tratamento

Para conseguir conter o quadro, são associados vários métodos, como a reidratação do paciente, repouso, ingestão suplementar e medicamentosa, mudança alimentar, lavagem estomacal ou intestinal e melhora na limpeza e preparo dos produtos que serão consumidos.

Cuidados essenciais

» Lave bem as mãos e todos os alimentos.
» Filtre a água antes de beber.
» Só tome leite fervido ou pasteurizado.
» Pare de comer alimentos mal passados e carne crua.
» Embale de maneira adequada todos os alimentos que serão colocados na geladeira e no freeser.
» Observe as condições dos alimentos antes de comprar, analisando a sua estrutura, embalagem, validade, etc.

Aviso!

As descrições acima servem apenas para uso de pesquisas. Para mais informações procure ajuda médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.