Revolução cubana resumo pequeno: causas, história e fatos

A história da revolução cubana advêm de problemas políticos, antes mesmo de Fulgêncio Batista ser eleito, democraticamente, presidente de Cuba. Mas sua presidência foi marcada pela corrupção e violência. A aristocracia que sempre comandou a economia cubana beneficiava a si própria. Cuba sempre foi um polo econômico devido a sua localização privilegiada, logo se tornou um dos principais portos para chegada de escravos, no qual era uma das colonias mais fieis do império espanhol. Obteve sua independência como meio de impedir a literatação da escravidão que demorou muitos anos para acontecer.

História da revolução cubana
Os principais responsáveis pela revolução cubana foram Fidel Castro, Ernesto Che Guevara e Raul Castro.

foto: reprodução

A história da revolução começa com a chegada do ditador Fulgêncio Batista ao poder, mesmo com  grande diferença do proletariado pobre e da burguesia privilegiada. Com a chegada do ditador, uma política corrupta e violenta se firmou no poder, o que ocasionou diversas revoltas. Uma delas com a presença de Fidel Castro, recém formado na Universidade de Cuba, em 1953 Fidel e outros homens tentaram atacar o Quartel Moncada, a tentativa falhou e Fidel foi um dos presos.

Em 1954 Fidel foi solto como uma demostração de conciliação do governo. Morou um tempo no México e formou um exercito rebelde, inclusive com a presença do comandante Ernesto Che Guevara. Ao retornar à Cuba, Fidel se tornou popular e logo assumiu o cargo de primeiro ministro. Em 1959 começou uma série de reformas politicas com grandes campanhas de alfabetização e saúde. Os Estados Unidos cortou relações com Cuba, já que a ilha de Fidel Castro tinha União Soviética como aliada.

Em 1962 espiões dos Estados Unidos descobriram a presença de misseis nucleares em Cuba, eles se preparam para o conflito e cercaram o país, depois de 13 dias a beira de uma guerra nuclear a situação foi resolvida. Um ano depois o Estados Unidos fez um embargo comercial a Cuba, o que acabou desestabilizando a economia cubana, que por muitos anos só fez negócios com países ligados à esquerda. Logo Cuba foi classificado como socialista e permanece até hoje. Após algumas décadas, a America Latina interveio por Cuba e estabeleceu uma ligação comercial com a ilha contra a vontade dos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.