Reumatóide sintomas

A artrite reumatóide é uma doença que geralmente acomete as articulações, mas pode também se espalhar por tecidos e órgãos. Essa é uma patologia inflamatória crônica e  em estágios avançados pode causar deformidades nos membros e aumentar os riscos de enfarto, por afetar a membrana que recobre o coração.

Uma parcela muito pequena da população sofre com esse mal, incidência geralmente não chega a 2% de todo contingente, contudo, as causas exatas do mal ainda é uma incógnita,  é uma doença auto imune que surge preferencialmente em mulheres e indivíduos brancos. Fatores fenótipos e genótipos também influem no afloramento da doença.

artrite reumatoide
As articulações das mãos e dos punhos são as primeiras vítimas da AR.

Quais são os sintomas?

O mal vai ganhando força de forma gradativa, por isso as vezes leva-se muitos meses para que a dor e os incômodos levem os doentes até um atendimento profissional.  Os principais sintomas da patologia é a perda de peso sem motivo aparente, febre, fadiga muscular, inchaço e vermelhidão nas extremidades do corpo e o indicio mais explicito, as dores que aos poucos tornam se intensas.

É comum notar-se uma espécie de revezamento entre as articulações, ora melhoras em umas, ora pioras em outras, mas, não se engane o mal continua ali, se espalhando, e sem tratamento aos poucos suas funções motoras e as operações dos seus órgãos podem sofrer danos consideráveis.

Como diagnosticar e tratar  a patologia?

Exames laboratoriais e imagéticos serão necessários para constatar com precisão as evidências da disfunção, algumas delas são, nódulos sob a pele, artrite agindo simetricamente, três ou  mais membros sendo atacados ao mesmo tempo e articulações rigidez nas primeiras horas em vigília.

 O tratamento tenta proporcionar uma vivência aceitável com a doença, minimizando seus efeitos e prevenindo possíveis deformações articulares, a cura, assim como as causas exatas ainda é uma busca para os reumatologistas de todo o mundo. Entre as propostas de tratamento se encontram exercícios físicos moderados e fisioterápicos, e utilização de drogas anti-inflamatórias, analgésicas, imunossupressoras e corticoides.

 O quanto antes for detectada a enfermidade melhor será os resultados do tratamento, não menospreze-a,  ela não um efeito dá idade e esse equivoco pode ter sérias consequências num futuro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.