Reumatismo tem cura

O Reumatismo que é comumente confundido com uma doença, na verdade denomina uma série de complicações que afetam o sistema músculo esquelético e as articulações, compondo cerca de mais de 100 doenças reumáticas. Cada uma das doenças atinge com maior propriedade um sistema do organismo, mas em geral afetam os tendões e afins. São classificadas pela complicações que causam, sendo estas as doenças reumáticas mais comuns: Artrite Reumatóide/Psoriásica/Idiopática Juvenil– Artrose – Espondilite Anquilosante – Fibromialgia – Gota – Lúpus – Osteoporose – Esclerodermia – Esclerose – Sistêmica Progressiva – Espondiloartropatias – Febre Reumática.

As doenças reumáticas podem acometer pessoas de diferentes faixas etárias, desde idosos à crianças. São ainda as principais causas de inaptidão física, que resultam no afastamento de pessoas de suas atividades, como no trabalho, seja de forma transitória ou definitiva. Geralmente, o disgnóstico ocorre com a observação dos sintomas, e assim o médico especialista realiza os exames que identificam melhor qual o tipo de reumatismo que a pessoa está desenvolvendo, como exames de sangue e de imagem – raios-X, ultrassonografia, tomografia, entre outros.

reumatismo
Algumas doenças reumáticas são curáveis, outras porém regressam com tratamentos específicos.

De acordo com os estudos científicos, as maiores causas do surgimento do reumatismo está diretamente relacionado aos radicais livres, que são adquiridos a partir do consumo de cigarro, bebida alcoólica, aditivos químicos de produtos embutidos, exposição a poluição, radiações ionizantes e solares e etc. Esses radicais se oxidam no organismo, criando depósitos que dificultam as funções dos vários sistemas, principalmente os sistemas nervoso, circulatório, respiratório e digestivo. Mas também existem outras causas que podem promover um reumatismo, advindas de outros fatores.

Por serem muito generalizadas, as doenças de reumatismo são em geral consideradas incuráveis, mas na verdade, existe um número de determinadas doença que podem ser curadas mediante o tratamento adequado. As outras doenças são de evolução crônica e precisam ser mediadas com a realização de um tratamento prolongado, em alguns casos há uma evolução, em outros se tem um prognóstico variável, dependendo da resposta obtida por cada pessoa e o tipo de doença reumática que possui. Lembrando que as doenças crônicas não limitam a qualidade de vida do indivíduo se houver o tratamento específico de controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.