Resumo sobre célula procarionte

Diferente das células eucariontes, as células procariontes são consideradas pelos cientistas como células mais simples, contendo esquemas menos complexos e também uma quantidade menor de elementos em seu interior. Essas células estão presentes em seres vivos unicelulares, ou seja, que possuem apenas uma célula.

esquema da célula procarionte

Devido  ao fato da célula ser o próprio ser vivo, o que podemos chamar de membrana plasmática nesse acaso é muito mais grosso e resistente do que a membrana de uma célula humana por exemplo, pois deve regular com mais precisão a entrada e saída de substâncias presentes no meio ambiente. Além disso, esse tipo de célula se destaca por não conter membrana nuclear, ou seja, seu núcleo não é bem definido e sim espalhado pela citoplasma.

O núcleo espalhado pelo citoplasma também permite que o material genético da célula esteja espalhado pela célula. As procarióticas não possuem as organelas presentes nas outras células animais, como o retículo plasmático, complexo de golgi, mitocôndrias, e etc., apenas temos a presença dos ribossomos que fazem a síntese proteica espalhados pelo citoplasma.

Acredita-se pela simplicidade em relação as outras células e por outras evidências que afirmam a idade desses seres, que tenham sido os primeiros seres vivos a habitarem nosso planeta. Os seres procarióticos são classificados em sua grande maioria sendo bactérias e cianobactérias – algas azuis -, os quais também já se sabe a quanto tempo  existem em nosso planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.