Fc Noticias » Saúde » Ressecamento das mãos

Ressecamento das mãos

Veja as dicas de como manter as mãos hidratadas e protegidas do ressecamento. Confira o artigo na íntegra.

     

Todo o corpo humano requer muito cuidado além da saúde interior, independente da fase em que a pessoa esteja. A pela parte exterior, precisa ser higienizada, protegida e também hidratada, uma vez que é de fácil ressecamento, dependendo do clima ou exposição a qual esteja condicionada. Uma grande parte da população sofre com ressecamento da pele e especificadamente das mãos, membros estes considerados como um dos importantes indicadores da idade.

As mãos são muito sensíveis e acabam sendo muito prejudicadas devido a sua exposição e uso. Por isso devem ser tratadas com atenção, e forma diária, assim retarda o envelhecimento dessa região que comumente é precoce, surgem manchas e rugas capazes de aparentar uma idade superior ao que a pessoa realmente tenha. Além de acometer o aspecto e beleza das mãos, também as agride, causando sensações de desconforto.

Uso excessivo de sabonetes e detergentes causa ressecamento das mãos.

A pele das mãos é muito exposta a agressões externas, por isso ficam mais ressecadas que as outras partes do corpo.

Existe uma série de fatores que causam o ressecamento das mãos – uso de produtos químicos como detergentes, sabonetes não específicos, desinfetantes, álcool, e ainda a grande exposição que sofre diante do clima frio, dos raios solares, a imersão em água muito fria ou quente. Um pouco mais de 15% das mulheres somente no Brasil, possuem representativo ressecamento das mãos, incomodando também nas atividades do dia a dia.

Como é quase impossível evitar o uso de alguns dos produtos que causam ressecamento, bem como impedir a exposição da mãos, é preciso manter cuidados diários, para garantir um estado melhor dos membros. Em primeiro lugar, faz-se necessário utilizar hidratantes e sabonetes específicos, e também aplicar o protetor solar todos os dias. Quando houver disponibilidade, melhor evitar o contato com os produtos já citados, capazes de retirar a oleosidade natural da pele.

Higiene, hidratação e proteção das mãos é essencial para a saúde.

As mãos que sofrem de ressecamento precisam ser hidratadas e protegidas com FPS.

Várias marcas de cosméticos possuem inúmeras opções de produtos para esse tipo de problema com a pele, mas se houver muita agressão das mãos, o ideal é procurar um dermatologista. Hidratantes que tenham como base de suas propriedades a ureia, vitamina E, óleos e silicone são os mais indicados para usar nas mãos, irão deixar a pela hidratada por mais tempo.

Veja um dica simples de como hidratar as mãos ressacadas com receita caseira:

  • Misture 1 colher de açúcar cristal, com creme hidratante e azeite de oliva até que se forme uma pasta homogênea;
  • Passe nas mãos fazendo um massagem com movimentos circulares por alguns minutos;
  • Enxague somente com água morna, sem usar sabonete.
  • Repita o processo duas vezes por semana, e quando já estiver menos ressacada, use açúcar refinado.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?