Resolução para impressão de grandes formatos

O trabalho feito por gráficas ou pessoas especializadas em trabalhar com arte no computador deve ser meticuloso quanto ao tamanho e as configurações de cores que se pretende ter. Muita coisa é levada em consideração nessas horas, também é preciso ter uma boa comunicação entre o artista e a gráfica que irá imprimir o resultado final. No geral, o tamanho vai depender do que pretende fazer, um banner ou cartas em que  o tipo de papel também vai influenciar nas cores.

impressão em alta resolução
Impressora industrial
(foto: reprodução)

A resolução para a impressão se baseia em distância, tipo de impressão e tamanho. Basicamente quem for trabalhar para um banner, por exemplo, pensado para ser vista a 5 metros de distância, geralmente trabalha com o formato 9 x 3 e usa a resolução de 72 dpi, podendo usar também 100 dpi se necessitar de mais qualidade. o quanto maior for o dpi, maior o número de pixels por linha na imagem, conseqüentemente melhor a qualidade.

Apesar de parecer que uma resolução alta sempre será menor, a verdade é que ela pode não ajudar dependendo da distância. Quanto maior a distância, maior deve ser os pixels para que as pessoas possam ver a imagem, por isso é comum que imagem grandes tenham baixa resolução para impressão. Para resoluções menores, por exemplo, é comum usar de 36 à 300 dpi dependendo do material no qual será impresso.

Também é preciso lembrar que o formato de cores para impressão é comum usarmos o padrão CMYK, mas em impressões de banner é comum os impressores usarem padrões de seis cores e não apenas de quatro, portanto é preciso deixar o padrão RGB para impressão desse tipo de material. O mais importante nestas horas é manter o contato entre gráfica e artista pois deve-se primeiro consultar o tamanho com a gráfica e identificar a resolução e o padrão de cores adequados que eles vão informar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.