Remédios experimentais contra a epidemia de ebola

A epidemia do vírus ebola vem causando grandes alardes no mundo, isso porque no ano de 2014, já matou milhares de pessoas, com mais incidência nos países africanos. Sua primeira identificação foi dada no Sudão e na República Democrática do Congo, em 1976, mas todos os países temem que a enfermidade se alastre pelas demais áreas do planeta.

Sintomas

Seus principais sintomas, tem início entre duas à três semanas após a infecção, se manifestando através de febres, dores musculares, garganta e na cabeça. Vômitos, náuseas, diarreia, insuficiência renal e hepática, problemas hemorrágicos (nos quadros graves, se fazendo um relevante fator para a degradação do organismo e o óbito do indivíduo), erupção da hemorragia, entre outros sinais.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a taxa de letalidade do ebola chega à 90%, isso porque sua transmissão vem acontecendo de maneira constante. O contágio da doença se dá pelos fluídos corporais, saliva, sêmen, vômito, urina, fezes, contato direto com o sangue, tecidos de animais ou pessoas infectadas. As pessoas com maiores riscos de infecção são aquelas que estão muito próximas e em contato diário com os enfermos e pacientes falecidos.

Causas

Ebola: causas, sintomas, tratamento e prevenção
Tratamento contra o vírus ebola.
(Foto: Reprodução)

Pesquisas afirmam que os principais causadores da enfermidade e manifestação do vírus são os morcegos, chimpanzés, macacos, antílopes e porcos-espinho. Os subtipos do vírus se classificam em:

» Ebola-Costa do Marfim;
» Ebola-Bundibugyo;
» Ebola-Reston;
» EbolaZaire;
» Ebola-Sudão;

Tratamento

Os métodos de tratamento encontrados para o vírus ebola visam conter os sintomas da doença, pois ela NÃO tem cura, sendo eles oxigenoterapia, fluidos intravenosos, transfusões de sangue, medicamentos para tratar choque e para a dor.

Remédios experimentais

O medicamento que vem sendo testado atualmente (tanto em animais, quanto em seres humanos portadores da doença) para o controle da epidemia do vírus ebola é o soro/droga Zmapp. Estudos e pesquisas em laboratórios vem analisando todas as possibilidades para a produção de vacinas e melhoramento da eficácia do remédio Zmapp.

Complicações

» Icterícia;
» Delírio;
» Convulsões;
» Coma;
» Choque;
» Falência múltipla de órgãos;
» Hemorragia grave.

São raros os sobreviventes dessa enfermidade, mas quando isso acontece, o indivíduo leva alguns meses para se recuperar, apresentando sinais de:

» Fraqueza;
» Fadiga;
» Dores de cabeça;
» Inflamação dos olhos;
» Inflamação testicular;
» Perda de cabelo;
» Alterações sensoriais;
» Inflamação do fígado (hepatite);

Observação: Mesmo que o paciente consiga sobreviver, o vírus pode permanecer em seu organismo por semanas ou meses.

Prevenção

» Lave as mãos com frequência;
» Evite áreas de surtos;
» Não manuseie corpos de pessoas infectadas;
» Evite o contato com pessoas infectadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.