Relacionamento na crise financeira, como encarar?

O divorcio é um realidade muito presente em nossa sociedade, estudos mostram que 50% dos casais atuais se separam em até 5 anos depois da união, um dos principais motivos é justamente a questão financeira, muitos casais não conseguem lidar com as dívidas e acabam se divorciando. Um dos grandes desafios de morar junto não é apenas dividir o mesmo espaço, mas também dividir as mesmas contas. Mas como lidar com isso?

como encarar uma crise no casamento
Crise financeira no casamento
(foto:reprodução)

Diálogo

O diálogo é a parte fundamental de qualquer relacionamento. Um casal que não tem diálogo não consegue ter um convívio harmonioso. A primeira coisa é não ter receio de falar da questão financeira, alguns casais, principalmente recém casados, temem falar de dinheiro no início do casamento para evitar problemas. Entretanto é preciso sentar e conversar, principalmente se os gastos estão desproporcionais a renda. Logicamente que ninguém deve ser repreendido, apenas a situação tem de ficar clara para o casal.

Diferença financeira

Muitas vezes pode ocorrer do homem ganhar mais que a mulher ou a mulher ganhar mais que o homem e isso pode se tornar um motivo de conflito entre o casal. Tal casal precisa entender que agora não existe mais uma conta só minha ou uma conta só sua, as contas independente devem ser divididas.

Contabilidade

A solução do problema, após ter tido o diálogo e todo entendimento da questão financeira do casal, começa com a contabilidade de todas as contas e toda a renda do mesmo. Nessas horas é preciso ser aberto e não esconder nenhum gasto feito, tendo uma visão geral de tudo ficará bem mais simples de chegar na raiz do problemas e de como soluciona-lo.

Cortando gastos e encerrando dividas

O casal terá que rever tudo, cortar todo e qualquer gasto desnecessário, procurar  formas mais simples de gastos, talvez seja até preciso procurar um emprego a mais. Certamente será um período de muito estresse para os dois, mas é preciso saber que depois de superada a crise o casal será mais forte que antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.