Regras do paintball: Resumo Completo, Dicas de Jogo e Equipamentos

Origem do Paintball

Paintball é um esporte que mistura muita radicalidade e diversão, uma explicação superficial diria que consiste no embate de duas ou mais equipes com finalidade de colocar  uma bandeira no perímetro adversário, sem ser atingindo pelas bolinhas de gelatina lançadas pelos Simulacros, que seria o armamento que o combatente possui.

Esse nome estranho, Simulacro é usado para designar as ” armas” de Paintball, é a qualificação que o governo dá a esse equipamento  que por não ter capacidade de lançar munição verdadeira não se enquadram como réplicas. As bolinhas que são disparadas são feitas de uma capa gelatinosa e tinta não tóxica e hidrossolúvel.

O Paintball é um esporte que garante muita adrenalina e diversão aos competidores.
O Paintball é um esporte que garante muita adrenalina e diversão aos competidores.

O Paitball surgiu a partir de uma brincadeira entre os madeireiros que utilizavam um dispositivo para lançar bolinhas de tinta e marcar os troncos das arvores que deveriam ser derrubadas. Quando terminavam o dia de trabalho, aproveitavam para brincar de uma jogo comum no país, a caça a bandeira e decidir então experimentar incluir os lançadores de bolinhas na disputa e sem perceber acabaram dando origem a novo esporte.

Cenário e Campos de Paintball

No início o Paintball e seus competidores envolvidos tetavam remontar os cenários de um campo de um campo de guerra, se embrenhando em matas e com roupas camufladas e por ai vai, existe sim muitos praticantes, que preferem esse estilo, em geral os amadores. No entanto, ao tomar contornos de esporte, o jogo passou a utilizar vestes e equipamentos mais modernos, assim como as arenas de combate abertas e com obstáculos e barricadas com cores chamativas, evoluindo nesses sentidos para ganhar mais ação e dinamismo.

Regras do Paintball

Para definir o itinerário de regras do esporte é preciso antes saber a modalidade que você está praticando, uma delas é a 10-homens, que consiste em duas equipes que conflituam em busca das bandeiras dispostas nas bases. Existe também o Big Games que aglutinam simultaneamente em um mesmo campo mais de 100 jogadores e o Mata-Mata, onde ganha que eliminar primeiro membros do time adversário.

Aqui no Brasil a modalidade mais praticadas nas academias de Paintboll é a 5-homens, essa conta apenas com uma bandeira e o objetivo dos competidores é pegar a bandeira e leva-la até a base do oponente, sendo ágil para que ele não cumpra esse feito primeiro. A partida dura 10 minutos, é terminada quando uma das equipes consegue levar a bandeira ao local indicado, quando todos os  competidores de ambos os lados são marcados pelas bolinhas e é claro quando o tempo se encerra.

Jogador atingido

paintball
Os marcadores de Paintball são munidos com bolinhas de tinta que se rompe facilmente ao atingir o alvo, marcando-o.

Quando um jogador é atingido por uma bolinha ele recebe um marcação no jogo e é automaticamente eliminado, as armas utilizam um sistema movido a CO2 e são ajustadas para que velocidade das bolas não ultrapasse 91 m/s  ou 327 km/h, não importando o modelo do lançador, isso deixa as chances mais equilibradas, dependendo apenas da estratégia da equipe,  habilidade e perspicácia do praticante.

Como já foi mencionado cada partida dura em média 10 minutos, e um dia de jogo compreende varias partidas, por isso é estabelecida uma quantidade de ponto para cada tipo de exito, no qual colocar a bandeira na base adversária soma 35 pontos, quem alcança primeiro a bandeira recebe 10 pontos e o jogador quando é eliminado soma 3 pontos para os concorrente e subtrai 2 de seus correlegionários.  Ao final de tudo o placar geral apontará os vencedores.

Algumas coisas são estritamente proibidas no Paintball. O jogador não pode mais realizar disparos após atingido, tão pouco ficar dentro do perímetro de combate; não é permitido atirar intencionalmente  contra o público ou para o alto;  não pode reutilizar bolinhas que já foram lançadas, pois essas podem danificar o marcador; em hipótese alguma retire a mascara de proteção.

Para que as normas sejam realmente aplicadas dentro da arena, existem os Rangers, um tipo de juiz ou fiscal, geralmente com roupas bem chamativas, qualquer problema que o jogador tiver basta erguer a mão para que o Ranger o atenda.

Equipamentos obrigatórios 

Alguns equipamentos são de cunho obrigatório para que a prática do Paintball possa ser feita de forma plena e segura, são eles: louder, as balas, a mascara, o colete, marcador e o Cilindro de CO2. Alguns outros acessórios podem complementar a segurança do competidor, entre esses se destaca a calça comprida, as botas ou tênis, Camisa de mangas compridas, protetor de pescoço e luvas. Há ainda os equipamentos adicionais, nesse nicho incluímos as granadas de tinta, rádio comunicadores, minas terrestres de paintball, arco e flecha adaptado,   binóculo,  lanterna e em games maiores até helicópteros reais e veículos de guerra adaptados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.