Região do cerebro responsavel pela visão

Durante a evolução da espécie humana, os sentidos foram sendo aperfeiçoados de acordo com sua necessidade. A visão é um dos sentido mais importantes para o ser humano, de acordo com vários estudos nas principais universidades do mundo. Isso pode ser percebido nos processos de formação dos estímulos visuais em nosso cérebro.

A visão é privilegiada com grandes partes do cérebro dedicada a ela. Por ser algo complexo e grande, a qualidade de nossa visão passa por duas regiões cerebrais responsáveis pelo processamento de todos os estímulos visuais.

Córtex Visual

Assim que vemos algo, na verdade estamos sendo bombardeados por luz refletida ou emitida de várias fontes. Essa luz nos permite enxergar os elementos dentro das circunstâncias luminosas em que se encontram. Porém, para que todas essas informações recebidas sejam codificadas, elas primeiro devem passar pelo Córtex Visual.

Área do Córtex Visual
Área do Córtex Visual

Essa primeira parte de toda a região cerebral é responsável por dar sentido ao que vemos. As informações são decodificadas, e enxergamos as formas e distinguimos uma das outras. É como enxergar a forma esférica, o cabo e a folha de uma laranja, mas ainda não enxergar os pequenos detalhes rugosos de sua superfície.

Área de Associação Visual

Após passar pelo Córtex Visual, as informações e estímulos visuais recebem formas e variações, porém ainda precisaríamos de enxergar os pequenos detalhes que distinguem mais complexamente uma coisa da outra.

Isso também é essencial para pequena área de atenção que temos em nosso campo de visão. Enxergamos uma grande área a nossa volta, porém apenas uma pequena parte recebe nossa atenção. Essa parte fica mais nítida que o restante das coisas para que consigamos nos concentrar nela.

O garoto está nítido, porém o restante da imagem está fora de foco
O garoto está nítido, porém o restante da imagem está fora de foco

Para que isso ocorra, os estímulos já traduzidos pelo córtex são enviados a Área de Associação Visual, responsável pela associação das áreas mais complexas da visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.