Região do cérebro responsável pela memória

O cérebro

O cérebro é o órgão de maior importância para o ser humano, além de emitir todas as funções e movimentos do corpo, também resguarda os sentidos, a fala, audição, e se estende ao pensamento, a memória entre outras distintas percepções do próprio inconsciente.Formado por diferentes estruturas, cada estrutura do cérebro é responsável por funções diferentes.

Função do Cérebro

Tronco Encefálico, responsável pelas funções involuntárias como a respiração, ritmo dos batimentos cardíacos e a pressão arterial. Em seguida, bem ao seu lado tem-se o Cerebelo, do latim “pequeno cérebro”, que ativa os movimentos, a postura e o equilíbrio. As outras áreas principais são o Córtex cerebral, parte externa comumente chamada de massa cinzenta, justamente por causa de sua coloração.

Por causa da maneria em que o cérebro comando as funções do corpo, é possível que o homem consiga pensar e se movimentar ao mesmo tempo.
Por causa da maneira em que o cérebro comando as funções do corpo, é possível que o homem consiga pensar e se movimentar ao mesmo tempo.

Tem a função de elaborar a capacidade de movimento voluntário, linguagem, julgamento, percepção e pensamento. Associado está o Hipocampo, responsável pelas funções do aprendizado e da memória, sendo portanto, uma área de extrema importância. Além dessas divisões, o cérebro ainda pode ser dividido em dois lados- direito e esquerdo.

Mesmo como semelhantes estruturas para cada lado, determinadas funções são restritas para apenas um único lado. Geralmente, um hemisfério dominante se ocupa da linguagem e de operações lógicas, como fazer contas, e outro hemisfério pode ter o controle sobre a criatividade e as emoções. Comprovadamente, o lado esquerdo do cérebro tem total autonomia das funções do lado direito do corpo, e vice versa.

Memória Cerebral

A memória é de tamanha importância para o ser humano, uma vez que ao longo da história evolutiva, os ancestrais, como nômades primitivos precisavam se lembrar de dos locais onde havia comida, riscos entre outros detalhes para seguir em frente com sua sobrevivência. Da mesma forma segue a vida dos dias atuais, logicamente que há recursos que auxiliam a memória de maneira eficaz.

parte do cérebro onde armazenamos a memória.
Cada vez que uma pessoa se lembra de algo, essas áreas sofrem um aumento de metabolismo e, consequentemente, do fluxo sanguíneo.

Também podendo ser ativada no hipocampo, a memória junta ao órgão que realiza um papel fundamental, portanto, qualquer lesão nessa região do cérebro pode afetar severamente a memória. O hipocampo emite sinais que conseguem organizar os episódios vivenciados num tipo de conjunto de informações, associadas de maneira coerente, separadas por tempo e espaço.

Embora ativação da memória esteja nessa região, a mesma também pode acontecer no córtex frontal.

O hipocampo trabalha no processo de transição da memória a curto prazo para memória a longo prazo, fazendo com que a mente repita determinada informação várias vezes, até que se fixe na memória. Já no córtex cerebral, está o armazenamento da memória a longo prazo e ambos trocam sinais constantemente para que a mesma fique ativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.