Região do cérebro responsável pela fala

O cérebro é o órgão matriz do sistema nervoso localizado dentro do crânio de seres humanos. Considerado como fundamental para o organismo, o mesmo tem como função o centro de regulação e controle de todas as atividades corporais. Cabe-lhe ser a sede da memória, consciência, pensamento, e também das emoções, capaz de permitir que uma possa identificar, perceber e interpretar tudo o que vivencia e está à sua volta.

Divisão do Cérebro

O órgão pode ser dividido em dois hemisférios compreendendo também o tronco encefálico e o cerebelo, composto por massa cinzenta e massa branca, constitui-se de aproximadamente 100 bilhões de células nervosas, denominadas como neurônios, os quais comunicam entre si através do envio de produtos químicos, neurotransmissores, pelas sinapses. A partir de então as junções especializadas mandam sinais formando circuitos biológicos.

Todos os Sentidos e Movimentos vem do Cérebro ?

Divisão do cérebro
Funções do cérebro

Todos os sentidos do corpo – visão, olfato, audição, tato e paladar, ao receber as informações externas, são impulsionados pelos neurotransmissores à dar uma resposta, mas antes que tudo aconteça, o cérebro realiza uma série de processos em um dos hemisférios que o compõe, neste casos denominado de córtex cerebral, correspondente à camada mais externa do órgão formada por tecido rugoso de cerca de dois milímetros de espessura.

Nesse local importante, acontece o processamento neural, ou seja, provém as funções complexas como a consciência, percepção, memória, atenção, pensamento e a linguagem.

Córtex

O córtex cerebral é constituído por massa cinzenta, uma estrutura fundamental para o desenvolvimento da cultura, que permite ao ser humano elaborar o pensamento abstrato e todas diferentes representações feitas a partir de símbolos.

Qual a função do Cérebro

córtex
O córtex é a parte mais desenvolvida do cérebro humano, responsável pelo pensamento, funções cognitivas, processos de percepção sensorial e capacidade de produzir e entender a linguagem.

São inúmeras as funções realizadas no córtex, tais como a linguagem e o processamento de informações, consideradas como processos mentais desenvolvidos e complexos. Como o córtex é dividido em dois hemisférios – esquerdo e direito, e ainda subdividido em lobos – parietal, frontal, occipital e temporal, o centro da linguagem, normalmente fica localizado no hemisfério acentuado ao lado esquerdo.

Região da fala

A fala portanto é realizada através do processo de duas áreas do córtex. A primeira é a área de Broca, tem a função de produzir e promover a fala, além de lidar com a linguagem também trabalha o sentido motor, e geralmente envolve a capacidade de processar aspectos mínimos e mais complexos da gramática. Já a área de Wernicke, remetente a compreensão de linguagem, situada na parte posterior do córtex cerebral, atrás do córtex auditivo processa os sons.

Embora essa sejam informações comprovadas cientificamente e estudas à muitos anos, de acordo com um estudo americano de 2012, a área responsável pela compreensão da fala e da própria linguagem escrita está localizada cerca de 3 centímetros de distância dessas duas áreas citadas, mas o local ainda não possui uma denominação, mesmo porque muitos cientistas ainda não garantiram a veracidade e aceitação do novo conceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.