Região do cérebro responsavel pela emoção

Raiva, alegria, tristeza, depressão, prazer são alguns exemplos de emoções e embora não haja uma definição cientifica que explique de forma geral todos esses impulsos, acredita-se que há perímetros do córtex cerebral responsáveis por orquestra-los, concomitante a isso,  regiões que dirigem essas emoções tanto para ações autonômicas, quanto no reverberar nos processos  fisiológico  do organismo.

As estruturas cerebrais que coordenam as emoções humanas são muitas, é nenhuma delas adquire uma funcionalidade especifica a uma ou outrem, trabalham em regime de cooperação e são inerentes uma das outras, e esse complexo é denominado Sistema Límbico. Através da integração com o Sistema Nervoso autônomo influi consideravelmente em nas ações humanas para o mantenimento das sobrevivência.

emoções
O Sistema Límbico é responsável pela maioria das emoções.

Em 1878 Paul Broca em seus trabalhos foi o primeiro a empregar o termo lobo límbico as areas  que circunda a região sub-corticais, atualmente o Sistema límbico abarca as estruturas que atuam na motivação e emoções dos seres humanos, dais quais destacamos o Tálamo, o Hipotálamo, a Amígdala, Giro Singulado, Tronco Cerebral, Area Tegmental Ventral, Septo e perímetro Pré-Frontal.

Tálamo

O Tálamo pode ser quisto anatomicamente como duas massas cinzentas ovaladas localizadas nos hemisférios cerebrais que recepcionam as informações sensoriais e as transmite para o Córtex, apenas o olfato emite informações sem necessidade da mediação.  O  Tálamo estabelece algumas ligações com os dados que recebe e por isso acredita que algumas sensações mais simples se originam nessa região.

Hipotálamo 

O Hipotálamo esta localizado logo acima do Tálamo, também formado por uma substância cinzenta e tem por função primaz estabelecer a ligação entre o sistema endócrino e o nervoso, desempenhando papel importante no sono, controle de líquidos no corpo, homeostase, excreção neuro hormonal,  apetite e temperatura, aceita-se também que atua no nicho das emoções, principalmente no prazer e na raiva, sendo talvez o local que desencadeia as crises de rizo e a repugnância.

 Amígdalas

São grupos de neurônios que possui cerca de 2 cm localizadas na porção anterior do lobo temporal, estabelecendo relações simbióticas com o hipocampo e com o Tálamo, o que garante a excelência da estrutura no controle das emoções complexas como, paixão, amor, agressividade, comportamento sexual. É essencial para o mantenimento da integridade do indivíduo, pois controla os alertas de perigo, fazendo uso  do medo por exemplo. Tem grande valia também no que tange a conservação das memórias emocionais.

sistema
Sistema Límbico

 Giro Singulado

Estacionado na superfície medial cerebral, suas porções frontais atual no processamento de odores e visões, também desempenha papel na relação com as memórias de emoções aprazíveis, respostas inerentes a dor e agressividade.

Tronco Cerebral

Logrado na ragião entre a médula da espinha e o cérebro são estruturas primitivas mais acessadas em seres inferiores, no entanto são usadas em menor grau pelos humanos principalmente nas reações instintivas e no  mantenimento do estado de alerta.

Area Tegmental Ventral

Essa estrutura controla os mecanismo de recompensa do seres humanos fomentando as sensações de prazer algumas delas intensas, através da estimulação neurológica na região dopaminica.

Septo

Localizado logo a frente do Tálamo, também tem suas funções arraigadas ao prazer, entretanto mais relacionado com as sensações obtidas nas relações carnais libidinosas.

 Perímetro Pré-Frontal

Embora não seja costumeiramente enquadro no sistema límbico, a grande comunicação com essas áreas das sensações fazem com que essa formação também entre em nosso arrolamento. Durante o processo evolutivo a area Pré-Frontal foi uma das que mais se desenvolveu, a arcaboucea as potencialidades do individuo de abstração e responsabilidades e perspicácia em situações problema. Corrobora também nos mecanismos de recompensa, e nos processos afetivos e emocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.