Receita de pernil de porco para o ano novo

As comidas típicas servidas nas festas tradicionais de fim de ano sempre representam algum significado, segundo as tradições e culturas passadas de geração em geração. Um dos pratos destaque dessa composição é o pernil, geralmente de origem suína, que é servido durante a ceia de réveillon.

A historicidade revela que essa carne deve ser degustada porque se manifesta como um sinônimo de sorte, pois os porcos costumam fuçar para frente, proporcionando bons fluídos para a chegada do ano novo. Porém, alguns indivíduos afirmam que esse consumo é inapropriado, pois este animal come pela frente e sai por trás, dando a percepção de um “saco furado”, uma representação não muito agradável para a festividade.

Se você é um dos conceituosos que acreditam na bondade e benefícios que o pernil produz no réveillon quando consumido, confira a seguir uma receita deliciosa e a aprecie com fé, acreditando nas boas energias que tomarão conta do seu destino nos próximos 12 meses!

Pernil de porco

Receita de pernil de porco para o ano novo
Pernil assado.
(Créditos da foto: http://www.cozinhatradicional.com/)

Ingredientes

  • 1 pernil de porco
  • Caldo de carne
  • Cebola cortada em rodelas finas
  • Alhos descascados e cortados em cubinhos
  • Pimenta do reino
  • Sal
  • Cheiro verde e cebolinha picadinhos
  • 1 tomate cortado em rodelas finas
  • Suco do sumo de limão
  • Molho shoyo
  • Molho de alho
  • Azeite
  • Batatas cortadas em rodelas (cozidas)
  • Maionese

Modo de preparo

Observação: A parte do tempero que será descrita em alguns dos passos abaixo deverá ser realizada no dia anterior de assar o pernil, para que o sabor da carne fique mais perceptível na hora do consumo.

1° passo: Com uma faca de bom corte faça muitos furos em toda a peça do pernil.

2° passo: Dissolva o caldo de carne em água morna. Reserve.

3° passo: Pegue parte dos temperos e bata no liquidificador com os molhos e o sumo do limão, criando um líquido temperado para dar mais sabor a carne. Passe essa mistura por toda a sua estrutura, inclusive nos furinhos feitos.

4° passo: Posteriormente, coloque a peça em um recipiente e acrescente mais temperos, como cebola, tomate, cheiro verde, cebolinha, alho, pimenta do reino, suco de limão, etc.

5° passo: Deixe o pernil descansando nos temperos por aproximadamente 12 horas, mexendo-os sempre no recipiente, para que todas as partes da carne fiquem com um sabor único.

Observação: Cuidado com a quantidade de sal para não deixar salgado. Use a sua imaginação em relação aos temperos, quanto mais variação, mais sabor a peça terá!

6° passo: Coloque o pernil em uma assadeira, acrescente um pouquinho do caldo e dos temperos, fios de azeite, embrulhe o recipiente com papel alumínio e leve ao forno.

7° passo: Asse a carne por algumas horas em fogo médio ou alto para que sua estrutura cozinhe. Quando a carne já estiver bem macia, retire o papel alumínio, acrescente as rodelas de batatas, passando maionese por cima delas e leve tudo ao forno novamente.

8° passo: Nessa etapa, é necessário deixar o pernil dourar. O ponto certo de desligar o forno vai depender do gosto de cada cozinheiro, portanto, fique atento ao seu!

Dica

A farofa é um acompanhamento que pode ser adicionada a forma do pernil assim que ele ficar pronto. Seu posicionamento é ao redor da carne. Os ingredientes levados nessa composição variam muito, mas indica-se que lentilhas, uvas-passas e oleaginosas sejam adicionadas a essa composição!

Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.