Rastafári religião

O termo rastafári se refere ao príncipe (Ras) da paz (afári). A palavra se origina da expressão Rastafari Makomen, um título dado a um dos mais antigos imperadores da Etiópia, Hailê Selassiê I. Esse grande homem era considerado ( até hoje) pelos rastafáris como uma grande representação de Deus na terra, chamado pelos seus fiéis de Jah.

O Rastafári ou Rastafarianismo é considerado um movimento religioso que surgiu nos anos 20 na Jamaica. Os principais fundadores foram os camponeses e os trabalhadores negros que se basearam na interpretação bíblica, onde o único monarca africano merecia o título de rei dos reis por causa do seu status. A primeira igreja a dar esse título foi a Igreja Ortodoxa Etíope.

Bob Marley, um dos grandes símbolos do rastafarianismo.
Bob Marley, através de sua música, pregou a filosofia rastafári pelo mundo.

( Foto Reprodução)

O seu surgimento é  considerado como um dos grandes motivos do sofrimento que a população africana passava na época. Devido as diversas repressões e dificuldades, um grande espaço surgiu para para o aparecimento de novos líderes e religiões.

Características

» Utilização das cores vermelho, verde, amarelo e dourado como o símbolo da religião, tonalidades que podem ser encontradas na bandeira da Etiópia;

» A maior parte dos seguidores do rastafarianismo são vegetarianos, porque seguem as leis do Deuteronômio do velho testamento e do levítico;

» Quase todos os seguidores dessa religião fazem o uso da maconha, pois afirmam que ela purifica os seus rituais;

» A defensoria da cultura africana é um dos pontos fortes destacados pelos seguidores rastafarianos;

» Os rastas ou rastafáris vistos atualmente também fazem parte da cultura dessa religião, pois naquela época o costume dos povos proibia que as pessoas cortassem ou penteassem os seus cabelos.

Curiosidade

Os maiores símbolos até hoje dentro do rastafarismo é Marcus Grey considerado um dos profetas da religião e o cantor Bob Marley.

Um dos hit’s mais conhecidos do grande cantor e compositor Bob Marley é a música No Woman No Cry. Confira o seu vídeo clip abaixo.

Bob Marley & The Wailers  – No Woman No Cry ( Live)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.