Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares
Representação feita do Quilombo dos Palmares

Durante todos os 300 anos da experiência escravocrata brasileira houve Quilombos, esses locais eram aldeamentos de negros fugidos do julgo dos  seus ditos donos e se localizavam geralmente em locais de difícil acesso como, montanhas, grutas e florestas. No quilombo o negro tinha liberdade quanto a suas práticas culturais e expressão. Dentre as formações quilombolas a que ganha maior destaque no Brasil é Palmares, com locus na capitania de Salvador.

O Quilombo dos Palmares se localizava mais precisamente na Serra da Barriga, no atual estado alagoano, uma das razões por ter tanta importância na história e na cultura é ter sido uma espécie de confederação unindo as diversas formações quilombolas da região. O desenvolvimento de Palmares se acentuou entre os anos de 1630 e 1650, talvez corroborado pela invasão Holandesa que dificultava dedicação ao escravo fujão.

Zumbi foi o maior nome do Quilombo dos Palmares, por isso mesmo se tornou um símbolo da resistência negra no Brasil e é lembrado até o hoje por seus feitos. Quando liderou o a comunidade do local chegou a mais de 30 mil pessoas, ele demonstrava grande habilidade na gestão militar, além de ser um grande organizador local.

Antes de subir ao poder Zumbi teve grande participação em uma batalha no ano 1675 entre o povo de Palmares e Portugueses, na qual  saíram vencedores os quilombolas. Em 1678 as lideranças Pernambucanas se aproximam do até então líder da comunidade Ganga Zumba , propondo-lhe  um acordo que previa anistia ao habitantes do quilombo e liberdade a todos que ali viviam e nascessem da data em diante e ainda concessão de terras para o desenvolvimento regional, Zumba aceitou.

Líder Zumbi
Retratação em tela de Zumbi dos Palmares

No entanto, nem todos concordaram com a ideia, uns dizem que foi pelo fato da alforria não abranger os negros nas senzalas, outros comentam que foi devido as terras oferecidas serem inférteis, fato é que esse desacordo gerou uma querela dos interiores de Palmares que culminou com o envenenamento de Ganga Zumba e a nomeação de uma nova liderança, Zumbi. Zumbi logo rompeu com o tratado, decidiu permanecer em estado de conflito com a capitania.

Durante sua estadia no poder foram inúmeras as vitórias sobre as investidas portuguesas, contudo, o quilombo logo iria sucumbir, 15 anos após assumir o quilombo Zumbi cai pelas mãos ou pela armada do bandeirante  Jorge velho, e paralelo a isso se dá a derrocada de Palmares. Em 1694 é o ano do fim de um homem e o início de uma lenda, sua morte é lembrada anualmente sendo a data da Consciência Negra dia 20 de Novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.