Quem pode fabricar cosméticos

Ter o seu próprio negócio é um dos desejos mais estimados por milhares de pessoas no mundo, porque através desse processo poderão colocar seus produtos e serviços em disponibilidade de mercado, criando um suas independências trabalhistas e um maior percentual financeiro.

É claro que toda essa articulação demanda um certo tempo para proporcionar lucros e por vezes a sua organização e planejamento darão um pouco de trabalho, mas com muita persistência, inovação, criatividade e uma excelente postura empreendedora os desafios conseguirão ser superados.

Os cosméticos é um dos principais ramos de atuação comercial que vem chamando a atenção dos investidores, porque sua expansão de mercado esta cada vez mais elevada, prova disso é que seu percentual de arrecadação anual no Brasil já ultrapassa os R$ 35 bilhões de de reais.

Quem pode fabricar cosméticos
Rímel, cosmético da linha de maquiagem.
(Foto: Reprodução)

Outro ponto positivo nesse meio é a geração de empregos, com relevância para a área da indústria e artesanal.

Quem pode fabricar cosméticos?

Esse é um dos questionamentos mais levantados pelos comerciantes e novos investidores, porque existem regulamentações que definem diretrizes comerciais que devem ser seguidas rigidamente.

O Ministério da Saúde é o órgão responsável por criar as normativas dessa modalidade e afirma em sua complexidade que qualquer pessoa pode fabricar esse tipo de produto, desde que respeite todos os princípios regidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A portaria da Secretaria da Vigilância Sanitária contém todas as regulamentações referentes as fabricações de cosméticos, perfumes, entre outros itens. É essencial que a padronização imposta seja adotada pelo novo empreendedor em relação a segurança, higiene e todas as condições expressas – desde a produção até o acondicionamento final.

Dicas

» Para a abertura de empresas físicas é necessário que todos os documentos e alvarás estejam em ordem, caso contrário a fiscalização poderá fechar o estabelecimento, além de multá-lo em alguns casos;

A prefeitura da cidade e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) podem auxiliar nesse processo.

» Trabalhar no ramo dos cosméticos é algo apaixonante e é essencial que os investidores estejam completamente por dentro do assunto que trabalham. Uma boa dica para esse processo de aprendizagem é procurar cursos online ou offline na área.

Certifique a validação dos cursos, dos certificados e a qualidade dos ensinamentos promovidos pela instituição. Pesquisas pela internet, nos bairros próximos e em grupos que já participaram dos projetos são excelentes fontes de informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.