Quem foi a pessoa mais velha do mundo

De acordo com várias informações sobre o expectativa de vida, foi constatado que a pessoa tida como a mais velha do mundo, foi Sarhad Rashidova, uma moradora da república russa de Daguestão, região esta que faz parte da Federação Russa, mas sintetiza uma região muito autônoma, como a Chechênia que possui legislatura e constituição própria.

Russa idosa
Sarhad Rashidova, a pessoa mais velha do mundo.

Sarhad nasceu no ano de 1875, e chegou a declarar que nunca havia compadecido com doenças. Seus hábitos de vida podem ter contribuído para isso, optava sempre em comer carne branca, estritamente o frango, também ovos e leite, e não consumia bebidas alcoólicas. Raramente se queixava de dores e tão pouco se medicava, de acordo com as declarações de seus familiares. A idosa era órfã desde jovem, e vivenciou muitos eventos importantes.

Sua última residência ficava na cidade de Dagestanskie Ogni, na casa do seu único filho que inclusive era adotivo e tinha 80 anos, o Gadjifetin, local onde ficou hospedada até o seu falecimento. Mesmo assim, anteriormente a idosa vivia sozinha e por muito tempo a daguestanesa trabalhava em um “kolkhoz”, uma cooperativa agrícola local.

A mulher considerada a mais velha do mundo, morreu aos 131 anos de idade no dia 16 de janeiro de 2007. Ainda de acordo com as informações dos familiares, Sarhad morreu estando sentada à mesa, e pouco antes do ocorrido estava num estado de saúde considerado como satisfatório para sua idade. Segundo os médicos somente a sua visão sofria com agravos.

Oficialmente a pessoa mais velha do mundo registrada até agora é o japonês Jiroemon Kimura, reconhecido pelo livro de recordes Guinness com 115 anos. A idade avançada de Sardah somente foi descoberta na década de 90 quando seu passaporte foi trocado do soviético para o russo. Mas a mesma não teve o registro feito no livro dos recordes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.