Quantos filhos Abraão teve

Analisando  os constructos religiosos  podemos concluir que Abrão que viveu por volta do século XIX a.C fora essencial para o desenvolvimento da crença hebraica. O patriarca seriada  descendência  de Sem, filho de Noé, e dele se originou as religiões Abraâmicas, Islamismo, Judaísmo e Cristianismo.

Abraão seria o guiador de um família semi-nômade que vivia da criação de animal e da agricultura de subsistência, depois de partir em êxodo da cidade de Úr de onde era natural, chega até Haran com sua parentela, lá recebe um chamado divino que guiaria a sua partida rumo a Canaã, a terra prometida, promete ainda que ele teria grande descendência, Abrão já tinha idade avança, cerca de 75 anos e nenhum filho.

Já depois de muitos adversidades, incluindo a ida para o Egito e o retorno a Canaã e a querela com seu sobrinho Lot e a consequente partilha territorial  e a falta da prole faz com que ele vacile na fé, a mais de uma década na terra prometida cansa de esperar na promessa do Cristo e, animado por sua própria mulher Sara, deita-se com sua escrava Agar e nela concebe um filho, Ismael. Próximo ao completar 100 anos de existência Abraão ouve de novo a voz de Deus que dizia não esquecer do professa feita com o fiel e o agraciaria com um filho, fruto do seu legitimo matrimônio com Sara, pouco tempo depois nasce Isaac.

Na bíblia cristã há uma certa contradição envolvendo o acontecido, algumas relatos retratam a existência de apenas um filho Isaac  Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei (Gênesis 22-2) relato semelhante pode ser evidenciado em Hebreus 11:17. Outros recortes podem comprovar o nascimento de Ismael,Hagar teve um filho de Abrão, e este lhe deu o nome de Ismael (Gênesis 22-15), e ainda o nascimento de outros filhos, E Abraão tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura; E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá. (Gênesis 25:1-2). 

Permeio a essa contenda do livro cristão, varias teorias, tanto  teológicas quanto ateísta tentam elucidar ideologicamente  a questão, o que deixa a quantidade de filhos de Abraão uma verdadeira incógnita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.