Quantos estados tem o Brasil

Mapa do Brasil

O Brasil é composto por 26 estados e um Distrito Federal – que é a capital brasileira. Cada estado possui uma formação histórica, uns já tentaram se tornar independentes na época imperial, mas não obtiveram sucesso em suas guerras.

Cada estado possui sua autonomia em relação a sua administração, com símbolos políticos os representando. Os impostos cobrados é destinado unicamente para o próprio estado.

O Distrito Federal é responsável pela distribuição de impostos cobrados pelo governo a todos os 26 estados, que são destinados a educação, a saúde, e a segurança. É o local onde se tem mais agentes administrativos pois o comando do Brasil pela Presidenta é feito por lá. Em Brasília, a capital do Brasil, é o lugar onde as decisões políticas, administrativas, econômicas, políticas, culturais e sociais tem o poder mais forte, e as decisões tomadas ali para o país devem ser respeitadas em todo o território nacional.

Para melhor classificação dos estados, o Brasil foi dividido em 5 regiões geográficas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Através da visualização das regiões é possível que o Governo aplique melhor a sua verba para projetos de desenvolvimento dos estados.

Além de regiões, o Brasil pode ser divido em classificação administrativa, que o divide em Distrito, estado, cidade e município.

Os estados brasileiro são:

Região Norte – com 7 estados:

Norte

Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins.

Região Nordeste – com 9 estados:

Nordeste

Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Região Centro-Oeste – com 3 estados e 1 Distrito Federal

Centro-Oeste

 Brasília.

 Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Sudeste – com 4 estados:

Sudeste

Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Sul – com 3 estados:

Sul

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.