Quanto tempo vive uma borboleta

A borboleta é um inseto da classificado como Lepidóptero  termo advindo do grego que significa ” asas escamosas”, são assim conhecidas por ter micro-escamas em suas asas o que forma aqueles singulares desenhos. As principais características anatômicas das borboletas são semelhantes aos demais insetos, o corpo é dividido em tórax, abdômen e cabeça, possuindo três pares de pernas, um par de antenas e é recoberta por um exoesqueleto.  Possui um órgão especial, a espirotrompa que permite-a sugar o néctar das flores.

borboletas
borboletas, seres belos e intrigantes

 Uma das características mais interessantes dos lepidópteros se dá no seu ciclo de vida, que passa por uma metamorfose completa, vamos explicar isso melhor,  podemos dividir a vida de uma borboleta em quatro períodos, a fase pré larval (ovo), larval ( ou lagarta como é mais conhecida ), pupa ( fase desenvolvimentista da crisalida) e por último a fase adulta ( borboleta propriamente dita). Na maior parte da vida esse ser permanece como um lagarta, e o período de transformação no casulo pode demora de semanas a meses conforme a espécie.

As borboletas tem hábitos que despertam curiosidade, você sabia que para se proteger das chuvas a borboleta se esconde até debaixo de folhas ? pois é, qualquer espaço que a deixe longe dos pingos se torna um abrigo. Outro fator muito interessante classe de insecta é a capacidade de hibernação, por serem seres de sangue frio, precisam diminuir as atividades de seu corpo para conseguir transpor os invernos com vida.

Monarca
Borboletas Monarcas consegue chegar até nove meses de vida

O tempo de vida de uma borboleta pode variar de acordo com a espécie, a grande maioria tem vivência entre duas a quatro semanas, contudo, uma raça em especial supera em muito essa expectativa, são as borboletas Monarcas, que conseguem chegar até nove meses. Deve se levar em consideração também o fenótipo e as condições do meio em que vive para precisar melhor sobre a existência de cada uma.

Por causa da metamorfose e da sua beleza, as borboletas desde sempre foram mitificadas pelos humanos, nos gregos seu nome derivava da palavra  psyche que entre outra coisas significava, espírito imortal, segundo a mitologia, a alma deixava a carne na forma lepidóptera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.