Quanto tempo vive um gato persa

A origem do gato persa tem contradições, embora seu surgimento tenha maior relevância no Irã, ou Persa, como era chamada antigamente e entre outros países vizinhos, de acordo com alguns estudiosos. Ao longo dos anos sua espécie acabou sofrendo várias mutações, devido as questões climáticas, até chegar a versão que se conhece atualmente. Sua pelagem representa muita beleza e uma certa sofisticação, o que acabou atraindo inúmeros adoradores da raça.

raça felina
O gato persa provavelmente surgiu no Irã, antiga Persa.

Ao se difundir por diferentes partes do mundo, o gato persa se tornou a raça mais solicitada para ser de estimação, escolha essa feita por excelência. Em geral são animais muito carinhosos, brincalhões e se apegam fácil ao seu dono. Também é considerada uma das raças mais calmas, capaz de aceitar tranquilamente a presença de outros gatos no mesmo ambiente.

O gato persa não gosta de ficar só por muito tempo, sendo assim, sempre que possível acompanha o seu dono por onde ele vá, mas necessita de alguns momentos sozinho para curtir a própria vida de gato. Existem vários tipos de gato persa, que se distinguem através da cor de seus pelos e também dos olhos, pode ser vermelho, azul, creme, preto, arlequim até bicolor.

gato
Os gatos podem ter um expectativa de vida maior, se forem tratados corretamente por seus donos. 

Seu pelo é longo, disposto sobre um corpo compacto, patas e cauda curtas. Já os olhos possuem um formato bem arredondado e grande, compondo a face com um pequeno nariz chato. Chegam a alcançar o peso médio de 3 a 7 kg, mas esse valores são variáveis de acordo com a estrutura óssea de cada animal. Em cada gestação, a fêmea pode ter de 3 a 5 filhotes, se não for o cruzamento com gatos de outras raças.

As estatísticas de veterinários, afirmam que o gato persa pode viver até 10 ou 18 anos, se possuir condições representativas de saúde. O tratamento relacionado aos cuidados com a higiene, alimentação e vacinas, são fatores muito importantes para aumentar a expectativa de vida desse animais.

Curiosidade: 1 ano de vida do gato, representa de maneira equivalente, 16 anos de um ser humano. Com 2 anos já é considerada um gato adulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.