Quanto tempo durou a Guerra dos 100 Anos

Oque Foi a Guerra dos 100 anos  ?

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito que se deu entre as suas principais potências da Europa daquele momento: Inglaterra e França.  A contenda é um dos marco da transição do medievo para o moderno e seu estudo é de suma importância para entender a formação das monarquias nos dois protagonistas.

Quanto anos durou a Guerra ?

Mesmo tendo  o Nome de Guerra dos Cem Anos a duração das batalhas se estendeu  de 1337 até 1453, ao todo 116 anos. Os motivos principais para tensões entre a França e Inglaterra se deram na ordem política e econômica. O estopim foi a tentativa do Rei inglês Eduardo III da Dinastia de Plantagenatas  de o ocupar o trono também da França,  depois da morte do Rei Carlos IV em 1328, com o argumento de que era herdeiro dessa posição devido sua Mãe Isabel ser irmão do falecido monarca. No entanto, seus planos foram freados, pois esteados por uma antiga lei merovíngia os franceses rechaçaram a ideia de um novo Rei de linhagem feminina.

Joana
Joana D’ Arc foi uma camponesa que se tornou mátir da luta francesa.

Foi coroado na França então um primo de Carlos IV, Filipe de Valois, é claro que o rei da Inglaterra não ficou satisfeito com esse resultado e por isso preparou seu exercito para enfrentar a potência inimiga. Os franceses também se interessaram pelo combate, estes principalmente por fins econômicos, já que desejavam controlar a região dos Flandres, importante reduto comercial da época.

Motivos da Guerra dos 100 Anos

Segundo os historiadores os motivadores Guerra dos Cem Anos tem raízes  ainda mais profunda, desde do Rei Guilherme I, O Conquistador, que as as regiões francesas permaneciam nas mãos da coroa da Inglaterra, na forma de feudos. O aumento da influência da monarquia da França sobre os senhores feudais, preocupava os britânicos, devido impossibilidade de  transposição dos feudos para suas mãos. Tendo como ícone do início da Guerra a tomada do Ducado de Guyenne, por Filipe.

Dentre os enfrentamentos mais importantes da Guerra podemos destacar a Batalha de Crecy e a Batalha de Calais.  As sucessivas vitorias dos ingleses num primeiro momento, obrigou a França a assinar um acordo de paz, o Tratado de Brétigny, em 1360,  que garantia o domínio britânico sobre todas as regiões conquistadas. No entanto, posteriormente a França consegui retomar grande parte dos seus domínios, e reerguesse na contenda.

Primeira guerra da modernidade

Essa guerra foi a última do medievo e a primeira da modernidade, e causou diversas modificações políticas e sociais, entre elas o estabelecimento das bases para a criação das monarquias absolutistas,  a formação de um espirito nacionalista e a ascensão do poder real em detrimento do poder feudal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.