Quantas parcelas parcelamento IPTU, Rio de Janeiro

Para quem está se preparando para pagar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é importante saber como funciona e o que pode ser feito para pagar esse imposto. Para quem pretende pagar o valor do IPTU à vista, em cota unica, há um pequeno desconto de 7% do valor, o que não pode ser muito, mas pode fazer alguma diferença. No caso de pagamento parcelado o valor pode sofrer alterações de até 1% ao mês mais atualizações na dívida feitas pelo IPCA-E.

IPTU
IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) é importante saber como funciona e o que pode ser feito para pagar esse imposto. (foto:reprodução)

Para pedir o requerimento do IPTU são necessários os seguintes documentos:

  • Nome do proprietário e endereço do imóvel
  • Caso tenha um representante, levar o nome é o endereço do mesmo
  • Número da inscrição fiscal imobiliária
  • Número da guia e exercício da notificação de lançamento do pedido
  • Cópia da identidade do requerente

Caso o proprietário não conste no cadastro fiscal de registro imobiliário, é necessário a certidão de registro do imóvel ou a escritura, ambas emitidas com menos de um ano.

Para quem pretende parcelar o valor, é possível parcelar em até 20 vezes e as parcelas devem obedecer o valor mínimo de R$ 30,00 apesar de parecer uma boa solução, no final o valor pode ficar até 20% acima do valor original. Portanto vale a pena um esforço para o pagamento à vista com o desconto de 7%.

Para quem precisar obter uma segunda via de seu IPTU é possível acessar este link www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/ e requerer uma segunda via. Pode-se estar fazendo o pagamento em qualquer rede bancária, lotérica ou até mesmo pela internet. A falta de pagamento implica  na perca dos benefícios e ações regulares de cobrança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.