Quantas libertadores tem o Flamengo

Libertadores
Em 1981 Flamengo ganha depois de duros confrontos com o Cobreloa a Libertadores

Na aurora do século XIX um dos esportes mais tradicionais no universo era o remo ,  foi então que em 1895, os amigos Mário Spindola, Augusto da Silveira Lopes, José Agostinho Pereira da Cunha e Nestor de barros moradores da praia do Flamengo, tendo como palco o restaurante Lamas logrado no Largo do Machado fundaram  um grupo  de regatas, o grupo de rapazes obstinados em entrar para a atividade reuniram suas economias e compraram um barco, o Pherusa. Quis o destino e essa embarcação acabou se perdendo, mesmo assim alguns dos primeiros remadores continuaram imbuídos a possuir um barco e  depois de muita luta, conseguiram adquirir o  Scyra. 

No dia 17 de Novembro de 1995, os rapazes de reuniram novamente agora juntos com um maior numero de pessoas  e fundaram o Clube de Regatas do Flamengo, parece que já sabiam o quão forte o Flamengo ecoaria, pois decidiram colocar a data de fundação oficial para o dia 15 daquele mês, assim, cada aniversário do grupo seria comemorado junta Proclamação da República. A cores  a priori, eram o azul e o amarelo ouro, mas no ano seguinte mudou-se para a configuração que vigora até a atualidade, o rubro e o negro.

Mesmo tendo iniciado suas conquistas nas regatas o clube começou a adquirir características poliesportivas com o alvorecer de uma nova paixão nacional no começo do século XX, o Flamengo após dedicar parte de sua atenção ao futebol conseguiu construir um forte legado, tornado o maior campeão carioca na modalidade e um dos mais respeitados do Brasil. Sua torcida foi se fomentando e atualmente atinge o status de maior torcida em âmbito mundial, com aproximadamente, 33 milhões de flamenguistas.

Uma das maiores conquistas da Urubuzada foi a Libertadores de 1981, torneio que reúne os principais tipes da América do Sul e do México,  a final da disputa deu-se no estádio Centenário do Uruguai no dia 23 de Novembro, onde o Zico imprimiu dois gols sobre o time chileno Cobreloa. Com o placar final de 2×0  o rubro negro conquista o seu, até hoje, único título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.