Quando vai cair o carnaval de 2013

Mascara de Carnaval
Se preparando com antecedência você curte mais o Carnaval

O Carnaval é uma das principais datas do calendário católico, tem o seu sentido religioso de despedida do carnal e anseios mundanos, já que precede a Quaresma, período de penitência de quarenta dias que antecede a Pascoa, data ao qual se celebra a ressurreição do Cristo. Por isso, desde sempre os ritos carnavalescos sempre teve seu sentido muito ligado a luxuria e aos prazeres humanos.

O gênese do Carnaval tem passado longínquo, alicerçado na antiguidade clássica,  entre o anos  600a.C e 520. a.C. Na Grécia  eram celebrados nesses tempos ritos ligados ao agradecimento aos deuses pela fatura na colheita, em Roma a Saturnália dava um sentido mais volupio a data. Após se tornar a religião oficial do Império Romano o Catolicismo vetou por um longo período os festejos da carne, isso se perdurou até 530. d.C quando a Igreja sincretiza o Carnaval aos seu panteão dogmático.

No Brasil a festa chega em meados do século XVII e é herança do Entrudo português, que tinha por principais características o arremesso ovos e farinha uns nós outros, com a influência dos carnavais europeus, principalmente francês, a folia foi se organizando, no século XIX chega até nós as mascaras e no XX as premissas do que hoje se entende por carros alegórico.  Atualmente, o Carnaval brasileiro se configura de tal forma, que se tornou a maior espetáculo de rua do mundo, superando o Ano Novo Chinês.

Quem já quiser ir se preparando para o Carnaval 2013 saiba que a data esse ano é o dia 12 de Fevereiro, é importante saber que esse feriado assim como os outros católicos ( com exceção do Natal)são estabelecidos a partir da Pascoa, funciona assim, o Carnaval sempre cai em uma terça-feira 47 dias antes da Pascoa, que ocorre no primeiro Domingo após o equinócio.

Fica uma dica para que pretende viajar no Carnaval, mesmo a festividade sendo no dia 12 a maioria das folias duram no mínimo três dias, devido esta ser considerada um alta temporada é importante você se organizar, faça ar reservas antecipadamente e entre quanto antes em contato com as agências de viagens, com isso, você evita os contratempos de última hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.