Quando foi o centenário do Corinthians

Hoje, uma das camisas mais idolatradas do mundo e que briga pela liderança com time mais torcedores do país, com sede no bairro nobre de Tatuapé no seio paulista o Corinthians teve origem de um sonho de homens simples maravilhados com o esplendor do futebol. Em 1910 era construída uma estrada de ferro em São Paulo, ao mesmo tempo um time inglês fazia uma temporada de jogos no Brasil.

O em um dia o time inglês chamado Corinthian joga contra um time paulistano e alguns moradores do bairro operário Bom Retiro estavam a apreciar a partida, saindo de lá, com um bicho comichão, surgiu uma ideia, criar um time. Outros moradores das cercanias juntaram ao intento e em 1910, mais precisamente, em primeiro de Setembro surge o clube  Corinthian Football Club, uma singela homenagem ao time estrangeiro.

Portanto, o Corinthians desde sua origem aborda esse papel social, surgindo da várzea  em tempos em que o futebol tinha ares extremamente elitista. Essa paixão singular da fiel se dá talvez por isso, o time nasceu cresceu e conquistou todo seu espaço sem nunca tirar seu pé dá origem humilde. A experiência da torcida, portanto, transcende o torcer e se torna ser, uma forma de se identificar sócio culturalmente com o passado.

Na sala de troféu do Corinthians encontramos o resultado do sucesso do time, foi campeão brasileiro cinco vezes, três vezes da Copa do Brasil, uma da Supercopa do Brasil e brasileirão série B. Internacionalmente, já ganhou por duas vezes o mundial de clubes FIFA  e recentemente conquistou aquilo que todo ” louco” sempre aspirou, a Copa Libertadores da América.

Em 2010 o clube tornou-se centenário  em comemoração lançou uma camiseta que foi utilizada durante algumas partidas do Campeonato Brasileiro daquele ano, que lembrava o primeiro uniforme do clube. Mesmo que aquele ano tenha passado sem títulos para o timão foi, muito comemorado por toda a fiel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.