Quando é formado o cordão umbilical

O cordão umbilical é um importante tubo encontrado no organismo de todos os mamíferos do mundo. Ele é responsável por ligar a mãe ao seu bebê, proporcionando assim que uma das artérias da mulher levem os nutrientes necessários para o feto, realizando  sua alimentação e o seu desenvolvimento durante todo o período gestacional.

Cordão umbilical: formação, função, localização e curiosidades.
Representação do cordão umbilical junto ao feto.
(Foto: Reprodução)

Ele é formado a partir do surgimento do saco amniótico, da alantoide e da vesícula vitelínica, aproximadamente na 5° semana de gestação. Sua estrutura possui cerca de 60 centímetros de comprimento e 2 centímetros de diâmetro, podendo esses dados variarem de acordo com cada organismo. Quando o cordão é muito pequeno, costuma dificultar o parto normal, mas quando é muito grande, pode se enrolar no corpo do bebê, causando possíveis asfixias e enforcamentos.

Observação: o tamanho do cordão umbilical e as suas anomalias são visualizados durante todo o período gestacional pelos obstetras. Esse é um dos motivos que o pré-natal se faz tão importante durante a gravidez.

Dentro do cordão umbilical existe o sangue, sendo o mesmo encontrado na medula óssea. Sua composição é rica em células-tronco maduras  que possibilitam maior imunidade ao organismo, além de prevenir e tratar diversas doenças, tal como as deficiências imunológicas, anemias, leucemia, linfomas, doenças do metabolismo, osteoporose, mielomas, entre outras.

O cordão se localiza na região abdominal do feto, onde é composto por duas artérias, por uma veia e pela geleia de Wharton. Ele proporciona não somente a alimentação do feto, mas também as trocas gasosas da mãe com o bebê.

Quando chega o momento do nascimento do bebê, o cordão umbilical é cortado, devido a isso, ocorre a ausência do oxigênio, levando assim a abertura das vias aéreas da criança, que funcionam como vias para o sangue, proveniente da câmara cardíaca direita para os seus pequenos e inofensivos pulmões. Dessa maneira, o sangue passa a ser oxigenado pela via respiratória durante toda a sua vida.

Curiosidade

O primeiro choro do bebê, após o seu nascimento, é responsável por abrir os pulmões, expulsando o líquido que estava dentro deles, realizando a  troca de oxigênio com o ambiente externo em que se encontra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.