Qual o tamanho de uma folha A4

O tamanho da folha de papel A4 é o mais importante no uso profissional diário, mas essa nítida opção tem parâmetros determinados pelo ISO 216 que determina os Padrões Internacionais de Tamanhos de Papel. Utilizam como base que a proporção altura x largura de cada página deve ser equivalente a raiz quadrada de dois, ou seja, a largura e a altura de uma página tem o mesmo alistamento, igualmente aos lados laterais e diagonais de um quadrado.

Além dessa media, ainda existem outros tamanhos padrões da folha de papel, que pode ser utilizadas para diferentes finalidades. São 4A0, 2A0, A0, A1, A2, A3, A5, A6, A7 A8, A9 e A10. A padronização do tamanho do papel é tão importante, que a operacionalização de máquinas copiadoras e a reprodução de fotografias, microfilmagens e impressões são simplificadas pela proporção dos tamanhos de papel da série ISO. Também serve como medida econômica, uma vez que não é necessário custear obras, encadernações e etc., em aplicações diferentes.

folha a4
Tamanho da folha A4

O papel de fotocópia mais usual é o A4, muito utilizado em cartas, formulários, catálogos, revistas, saídas de impressoras à laser e máquinas copiadoras entre outras opções. O ISO 216 também define outras duas séries de tamanhos do papel – B e C, esta última é utilizada primeiramente para envelopes. Veja as medidas que resumem o tamanho da folha A4 :

  • Largura: 2,10cm
  • Comprimento: 29,7cm

Sendo assim, uma papelA4 cabe perfeitamente em um envelope C4 e assim sucessivamente. A padronização serve para garantir a adequação dos diferentes documentos, bem como a estilizar o seu formato e estrutura. Cada país utiliza com maior evidência um dos tipos, as diferenças também podem ser observadas no trabalho realizado em gráficas e empresas de impressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.