Qual o risco da pílula do dia seguinte falhar?

pílula do dia seguinte (PDS) é um medicamento indicado para casos de emergência, onde nem a mulher nem homem tenham utilizado métodos contraceptivos no momento da relação sexual. Ela serve para prevenir uma possível gravidez, mas não consegue proteger nenhum dos dois de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Existe risco da pílula do dia seguinte falhar?

Sim, mas não pela má qualidade do produto, mas pelo uso incorreto ou ainda pelo seu uso contínuo, onde a mesma deixa de fazer efeito no organismo conforme o tempo.

Como tomar?

Para fazer o uso da pílula seguinte de maneira correta, basta que as descrições da bula sejam seguidas. Quanto mais rápido o remédio for tomado, mais chances ele terá de prevenir a gravidez. Existem dois tipos de pílulas, as de dose única ,com um comprimido e outra com 2, onde um deve ser tomado após a relação e outro depois de 12 horas. Ambos devem ser utilizados até 72 após a relação, quanto mais tempo demorar para a PDS ser consumida, menos eficácia ela terá.

Não é necessário que se tenha receita médica para comprar a pílula anticoncepcional. Elas são vendidas em todas as farmácias do país e custam em média entre R$ 15,00 à R$ 30,00 reais.

Efeitos colaterais

Pílula do dia seguinte, riscos, contra indicações, como tomar?
Riscos da pílula seguinte falhar.
(Foto: Reprodução)

Existem vários efeitos. Quanto mais nova a mulher for e quanto mais vezes ela realizar o uso da PDS, mais chances ela terá de ter:

  • Náuseas;
  • Tonturas;
  • Dores de cabeça;
  • Dores no corpo;
  • Vômitos;
  • Atrasos menstruais;
  • Trombose e AVC (em caso de mulheres que fumam e são sedentárias).

Atenção ao uso!

Um comprimido de PDS equivale a cerca de quase uma cartela inteira de anticoncepcionais, isto indica que elas são uma bomba hormonal para o organismo. Devido a esse fator, a pilula  pode ser prejudicial ao organismo, perdendo até mesmo os seus efeitos à longo prazo.

Existe alguma contraindicação?

Sim. mulheres que tem doença vascular, hematológica (do sangue), é hipertensa ou tem obesa mórbida, a quantidade de bomba hormonal que a PDS possui pode fazer com que haja coágulos no sangue, causando algumas obstruções nos vasos sanguíneos.

Até quando a pílula protege contra a gravidez?

Bom, o efeito contraceptivo da pílula do dia seguinte só vale para a relação sexual em que ela foi utilizada. Ela não consegue e não possui efeitos prolongados assim como o uso anticoncepcional.

Dica importante!

NÃO troque o uso da camisinha e do anticoncepcional pela PDS, pois além do PSD desregular o sistema hormonal, a mesma poderá fazer com que contraia doenças por não conseguir protege-las do organismo e fazer com que fique com dúvidas frequentes sobre estar grávida ou não!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.