Qual o poder do presidente da república

Compete ao presidente de uma república governar e administra os bens públicos de acordo com o interesse da maioria da população. Todos os atos do presidente deverão ser fundamentados na Constituição Federal, a lei máxima do país. Nos países que seguem o regime do presidencialismo, colocam um representante como última estância do poder executivo e chefe maior do estado e as eleições presidenciais ocorrem de quatro em quatro anos.

presidente
Ao fim do mandato, o presidente deve passar a faixa “simbólica” de presidente ao sucessor. ( foto:reprodução)

O presidente tem diversas funções como fima relações internacionais para o beneficio do país, por exemplo. Quando o candidato eleito assume o cargo de presidente, o mesmo deve apresentar um plano de governo com projetos prioritários. Embora o presidente não tenha função legislativa, ele pode assumir essa função quando se torna algo necessário de caráter urgente.

Ainda existem outras atribuições ao presidente, nos quais somente ele pode declarar  o estado de sítio, sancionar ou rejeitar matérias, manter relações internacionais e diplomáticas amistosas, decretar intervenção sobre qualquer estado, fazer e cumprir tratados internacionais. O presidente tem o direito de fazer concessões, comutar penas, diminuir penas aplicadas, entre outros direitos e deveres.

Para ser presidente é necessário:

  • Ser brasileiro nato (em alguns países e válido se candidatar com naturalização)
  • Ter idade acima de 35 anos completados antes da candidatura
  • Ter pleno exercícios de seus direitos e deveres políticos
  • Ser eleitor por voto
  • Residir no Brasil
  • Ser filiado em algum partido ou agremiação
  • Não substituir o atual presidente nos seis meses anteriores a eleição

Em caso de impossibilidade de assumir o cargo ou de sofrer imptimam o vice-presidente irá assumir o a presidência, se este não puder,  o presidente da câmara dos deputados assumirá o cargo, se este também for impossibilitado, assume então o presidente do senado e por fim se este não puder o presidente do supremo tribunal assumirá a função de presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.