Qual o país mais rico do mundo

Desde de meados do pós Segunda Grande Guerra começou a se calcular de forma mais ordenada as riquezas dos países, antes este calculo era feito sem um método ou padronização, mas Simon Kuznets, economista naturalizado americano, uniformizou a contagem através de um sistema conhecido como PIB ( Produto Interno Bruto). O PIB engloba na soma apenas os bens de consumo finais para evitar erros de contagem.

Tio Sam e o Dollar
O Dollar é a moeda norte americana, nação com maior PIB mundial.

Já que é o PIB o principal indicador de riqueza é por ele que conheceremos o país mais rico do mundo. Essa nação é os Estados Unidos com um PIB que cresce 3,28 % ao ano e um lucro de US $ 15.495.389,00. No entanto, para entender a emergência do Estados Unidos como potência temos que voltar no tempo uns 300 anos.

Primeiramente eles resolveram uma série de conflitos internos promovendo a unidade territorial do país isso ainda no século XIX, depois o fator maior impussionador do Tio Sam foi a guerra. Na Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos conseguem sair como grande potência devido a abertura de créditos ao grupo aliado, isso gerou uma dívida desses países para com os EUA, o salto de produção foi tão grande que em 1920 mais de 40% da produção mundial era creditada a ele.

No entanto em 1929 os Estados Unidos entram em crise e a recuperação só viria  com a produção bélica para a Segunda Guerra Mundial, após o termino da batalha saem como o grande vencedor do conflito e a maior nação mundial tanto no plano econômico quanto no militar. O crescimento Norte Americano se acentua em 1865 á 1918 com o termino da guerra civil e a modernização da produção.

O Segundo Maior PIB mundial é o da China que cresce em média 2,15 % ao ano e sua principal característica é ser hoje o maior exportador em âmbito mundial,  é seguida pela economia Japonesa, depois a Alemã, a França, o Brasil com a sexta posição, Reino UnidoItália, a Rússia e fechando o G10 a Índia.

E interessante dizer que a análise do PIB não consegue abarcar todo o jogo econômico  social e politico de um país, esse valor não retrata as desigualdades, então apresenta deficiências ao ser tomado como indicador social, o PIB não serve para caracterizar o desenvolvimento individual dos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.