Qual o país mais populoso do mundo

De acordo com os dados estáticos da ONU – Organizações da Nações Unidas, bem como de outros entidades relacionadas a classificação de população, a China está no topo dos países com maior número de habitantes. Mas essa superlotação atual é consequência de vários fatores que ao longo dos anos foram importantes para o desenvolvimento da China.

China super lotada
Estima-se que a China poderá alcançar o número de 1,45 bilhão de pessoas no ano de 2020.

A densidade chega a ser cerca de 130 habitantes por cada km², isso a partir de uma distribuição desigual entre o centros urbanos e litoral do país. Até décadas de 40, o país ainda possuía um relativo número de habitantes, mas com o aumento da estabilidade financeira, maiores desenvolvimentos socieconômicos e condições mais adequadas de saúde médica, bem como as questões higiênicas, fizeram com que o país aumentasse de número rapidamente.

Na mesma proporção que o desenvolvimento avançava, também se via claramente um elevado crescimento populacional, pois o país esquecera de elaborar um plano para lidar com o controle de crescimento demográfico. Somente em 1970, o governo decidiu aplicar o planejamento familiar, como o objetivo de reduzir o número de chineses a nascer, a cada ano. Sendo assim, obteve êxito na transição das taxas de natalidade e mortalidade.

filho chinês
A implantação do planejamento familiar com controle de natalidade, contribui para manter um número estável de habitantes na China.

Mesmo estimulando as famílias terem apenas um filho, o governo chinês agrega condições favoráveis ao estabelecer um padrão qualitativo de vida. Desde muito tempo, o país é considerado um dos mais apropriados para se morar. Possui grandes melhoras na taxa de mortalidade, que atualmente está entre as menores do mundo, e mantém em queda as taxas de desempregos.

As taxas de analfabetismo e formação educacional, tem sido referência para outros países, uma vez que o governo determinou o ingresso obrigatório de crianças na escola, abolindo o trabalho infantil. Por causa dessa e de outras medidas, houve aumento para nove anos, a duração média de estudo. Já a expectativa de vida se prolongou, aproximando dos 73,5 anos de idade.

Os cinco países com maior número de habitantes são:

  • 1º- China: 1. 338. 612, 968;
  • 2º- Índia: 1. 210. 193, 422;
  • 3º- Estados Unidos: 308. 745, 538;
  • 4º- Indonésia: 245. 613, 043;
  • 5º- Brasil: 193. 946 886.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.