Qual o pais de origem da nike

A Nike nasceu nos Estados Unidos em 1972 através do treinador de atletismo universitário, Bill Bowerman e seu sócio Phil Knight um ex-atleta de corridas, que após muitas tentativas desenvolveram uma sola de tênis melhor do que as encontradas em sua época, a sua sede ainda se encontra na cidade de Beaverton, Oregon, o primeiro tênis feito pelos sócios foi o Moon Shoeo conhecido por seu solado ser feito pela borracha derretida na maquina de Waffes da esposa de Bill, na época a empresa ainda não se chamava Nike, era conhecida como Swoosh a Nike só recebeu esse nome após uma sugestão do seu ex-rival Jeff Johnson funcionário da Blue Ribbon Sports, uma referencia a um sonho que teve com a Deusa grega Niké ( pronunciasse Niqué), a deusa da vitoria.

Entre os anos de 1993 e 1994 a Nike decidiu tomar novos rumos para a empresa, e expandiu o seu negocio para além de tênis esportivos investindo também em equipamentos esportivos, ganhando espaço devido a sua extensa capacidade de propagando, chamando até mesmo atletas famosos como Tiger Woods, famoso jogador de golf, para fins comerciais.

marca
A marca Nike e seu famoso Slogan “Justo Do It”

A marca Nike se popularizou após as classificatórias das olimpíadas realizadas no Oregon, em pouco tempo a Nike já tinha uma linha de calçados com mais de 200 modelos e começava a ameaçar a sua rival, Adidas, a marca mais popular da Europa, em 2003 a Nike comprou a empresa Converse, fabricante do All Star por 305 milhões de dólares  expandindo os negócios e deixando a marca mais acessível, em 2007 comprou a sua marca concorrente UMBRO um marca tradicional britânica, deixando ainda mais acirrada a briga entre Nike e Adidas (atualmente também dona da marca Rebook).

A marca se super popularizou no Estados Unidos e no Japão, hoje em dia ela está avaliada em mais de 15 bilhões de dólares, apenas a marca, ela está presente em mais de 180 países com um percentual de cerca de trinta mil funcionários.

A sua sede principal é concentrada Beaverton, Oregon mas as suas fabricas de produção estão localizadas na Asia em países como China e Japão, como forma de baratear os custos de produção devido a mão de obra barata. Atualmente a Nike possui um faturamento de mais de 10 bilhões de dólares com uma margem de lucro em média de 2 bilhões de dólares. A Nike é uma das maiores empresas do mundo, liderando a marca de calçados e esportivos na America, em grande parte da Europa e também em grande parte da Asia.

Curiosidade: O logo mundialmente conhecido da Nike foi feito em 1971 pelo design gráfico Carolyn Davidson, e vendido por apenas 35 dólares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.