Qual o nome dos tres reis magos

Reis Magos
Pintura de Henry Siddons que retrata o encontro entre os Reis Magos e Jesus.

O nascimento do menino Jesus é retratado no Evangelho de Matheus presente no livro sagrado do cristianismo, costuma-se dizer que esse evangelho é uma espécie de passagem do velho para o novo testamento, visto que, esse constructo ainda  é alicerçado segundo tradições judaicas. Nós figuração do nascimento do Messias, surge a figuras dos três Reis Magos, que traziam presentes ao recém nascido, é sobre esses personagens que versaremos a seguir.

Segundo a crença crença cristã os Reis Magos chegaram a manjedoura onde jazia Jesus guiados por uma estrela de brilho incomum, traziam consigo três presentes, cada um com forte simbolismo para o povo judeu, o ouro, normalmente presente dado a um novo rei; o incenso, que carrega um signo do divino  das preces que chega a Deus; e a mirra, trás a ideia de morte, já que, era um composto frequentemente usado no embalsamamento dos corpos, presente comumente dado aos profetas.

Os Reis Magos chamavam se Baltazar, Belchior e Gaspar, a passagem desses no nascimento do novo rei de Judá  havia sido profetizada no antigo testamento bíblico, mais precisamente no Salmo 72 versículos 10-11, ” Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons;E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão”, na verdade, nos textos eclesiásticos nada se fala dos nomes nem mesmo quantos eram os magos, o trio foi criado devido a quantidade de presentes e por serem três segundo a bíblia a constituição étnica da terra, semitas, camitas e jafetitas, a descendência de Noé.

Atualmente em varias partes do planeta é comemorada saudações ao Reis, tradição iniciada na medievalidade, que simbolizava a prostração de todos os reis da terra perante o Cristo. Segunda a igreja católica os restos mortais dos magos jazem em uma basílica na cidade de Colônia, Alemanha, no entanto,  até mesmo teólogos são céticos a essa proposta, mas, isso não diminui em nada a importância simbólica deles.

Graças ao sincretismo entre a lenda dos magos e a  cultura pagá germânica que se tem cerne a ritualização das trocas de presentes no período natalino. Em alguns lugares essa o presenteio é feito no dia 6 de Janeiro, estimativa da chegada dos Reis Magos até local do nascimento do salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.