Qual o melhor porcelanato para cozinha

A reforma da casa chega na fase de acabamento, um dos momentos mais gratificantes da construção, pois é nessa fase que os contornos estéticos ganham vida, mas também são tempos de difíceis decisões e uma delas é a escolha do porcelanato. Ao definir qual o porcelanato colocar na casa você deve ponderar na balança uma série de pontos, funcionalidade, resistência, aplicabilidade ao local em específico e é claro a harmonia  ao projeto arquitetônico como um todo.

porcelanato para cozinha
O Porcelanato na cozinha, torna o o ambiente mais limpo e aprazível.

Um dos pontos da casa de maior indecisão na hora da escolha pelo piso é a cozinha, esse espaço é um dos  mais privilegiados principalmente pelas mulheres, que além de um ambiente bonito, desejam que ele seja prático. Por isso ganha cada vez mais profusão os conceitos de cozinhas planejadas. Esse artigo tentará mostrar quais são as melhores opções em porcelanato para sua cozinha, harmonizando beleza e mecânica.

Tipos e diferenças de porcelanatos

O primeiro passo é conhecer as categorias de porcelanatos a disposição no mercado, confira a lista a seguir:

➬ Porcelanato polidos: Estes recebem uma camada de polimento que os deixa muito lisos e brilhantes, tem por característica uma maior sensibilidade a impactos mecânicos e produtos abrasivos, é indicado para locais secos como corredores e quartos.

➬ Porcelanato esmaltado: Recebe  uma camada de esmalte que pode ser ornamentada com estampas, essa categoria permite uma grande variedade que vai desde lisos a ásperos, por isso, podem ser empregados em quase todos os espaços dada a sua versatilidade.

➬ Porcelanato Natural: Não é escorregadio, seus tons em mate trás ao recinto  sensação acolhedora.

➬ Porcelanato Struturato: Sua superfície um pouco áspera, torna o muito requisitado em espaços que precisam lidar com umidade constante.

➬ Porcelanato Acetinado: Trás um suave brilho acetinado

➬ Porcelanato EXT: Indicado principalmente para ambiente externos, dada a abrasividade de sua superfície e sua boa aderência mesmo quando encharcado.

➬ Porcelanato Lapado: Remete efeitos de pedras ornamentais.

A cozinha é um ambiente muito acessado na casa, de constante circulação de pessoas, além de uma exigir uma necessidade maior de limpeza, por tais características prefira um porcelanato com maior aderência e com alto PEI ( Índice que indica a resistência ao trafego), caso contrário seu piso pode sofrer precocemente com desgaste.

É Recomendável também o uso de pisos retificados, esses são cortados com uma maior precisão no tamanho e garantem uma maior uniformidade. Podemos dizer que o piso ideal para a cozinha está no meio termo entre os lisos e os abrasivos, as melhores opções, portanto, seriam o porcelanatos esmaltados e os acetinados. Os Polidos são extremamente lisos o que pode inclusive acometer em quedas, apesar de bonitos são os menos indicados para a cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.